Dix Empreendimentos renova concessão do aeroporto de Fernando de Noronha (PE)

Ontem (23), o grupo Dix Empreendimentos, pertencente ao grupo Agemar, foi declarado o vencedor da concessão do aeroporto de Fernando de Noronha (PE). O contrato de concessão do aeroporto foi...

Ontem (23), o grupo Dix Empreendimentos, pertencente ao grupo Agemar, foi declarado o vencedor da concessão do aeroporto de Fernando de Noronha (PE).

O contrato de concessão do aeroporto foi finalizado em setembro, mas foi prorrogado até a realização da nova concessão. Assim, a Dix Empreendimentos, atual operadora do terminal, foi a única proponente do processo licitatório. Com a proposta de R$ 2,1 milhões em outorga, considerada válida, foi declarada vencedora do certame.  Segundo o edital, o lance mínimo era de R$ 889,45 mil.

O grupo Agemar atua na ilha desde 1995, entre suas atividades, destacam-se as operações logísticas, em especial, o transporte de combustível. Já na gestão do terminal aeroportuário, atua por meio de sua subsidiária Dix Empreendimentos desde 2012.

O novo contrato terá duração de 25 anos, com estimativa de investimentos de R$ 57,4 milhões, que serão usados para a ampliação do terminal de passageiros, a previsão dos custos operacionais ao longo da concessão totalizam cerca de R$ 59 milhões.

O edital de concessão atual não inclui a reforma da pista de pouso e decolagem do aeroporto, que hoje é a estrutura mais crítica do terminal. As más condições da pista chegaram a interromper o fluxo de de algumas aeronaves este ano.

O Estado assumiu a responsabilidade desta intervenção, e eventuais reformas, pois considerou que tal investimento tornaria o contrato inviável. (Valor Econômico)