Concessões Federais atrasam e ficam para a próxima gestão

Ontem (29), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve em Campo Grande (MS) para lançar um conjunto de ações destinadas à melhoria do sistema rodoviário do estado. Durante a visita,...

Ontem (29), o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, esteve em Campo Grande (MS) para lançar um conjunto de ações destinadas à melhoria do sistema rodoviário do estado.

Durante a visita, ficou acertada a concessão de trechos das rodovias BR-158 e BR-436. Porém, as relicitações mais aguardadas da BR-163 e da Malha Oeste não foram contempladas neste ano.

Apesar da Malha Oeste ser um dos principais projetos essenciais para melhoria da infraestrutura logística estadual, ainda não faz parte dos planos do governo. Neste momento, novos estudos sobre a malha ferroviária da região são necessários.

Em 2020, a concessionária Rumo Logística, responsável pela ferrovia Malha Oeste, antiga Noroeste do Brasil, entregou a concessão. Atualmente, segundo a Empresa Brasileira de Logística (EPL), o investimento necessário para reativar o ramal é de aproximadamente 15 bilhões de reais.

No que se refere a BR-163, o processo de relicitação também vai desrespeitar o cronograma inicial do leilão. Agora, a perspectiva é que a gestão da rodovia seja entregue a um novo concessionário em 14 meses, ou seja, apenas no segundo semestre de 2023.

O atraso no processo de relicitação será maior do que era previsto pelo Ministério da Infraestrutura, pois os estudos de viabilidade não foram executados no prazo estipulado. (Correio do Estado)