Concessionária Rio+Saneamento passa a atuar na Zona Oeste do Rio do Janeiro (RJ)

Ontem (01), a concessionária Rio + Saneamento iniciou as operações de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 22 bairros da zona oeste no município do Rio de...

Ontem (01), a concessionária Rio + Saneamento iniciou as operações de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto em 22 bairros da zona oeste no município do Rio de Janeiro (RJ) e em 17 municípios do interior do estado.

O investimento prevê cerca de 354 milhões nos próximos onze anos nos bairros da Zona Oeste que são atendidos pela concessionária. É estimado que nos primeiros cinco anos das obras, a população já possa perceber os resultados do trabalho.

Na zona oeste do Rio de Janeiro (RJ), o serviço de captação ainda está a cargo da Cedae e o tratamento e coleta de esgoto com a empresa Zona Oeste Mais Saneamento, a qual atua há dez anos na região.

O contrato de concessão de distribuição de água tem duração de 35 anos. A empresa que arrematou o leilão do bloco 3 da Cedae deu o lance de R$ 2 bilhões e já estava em operação assistida. A Rio + Saneamento será a responsável pela distribuição de água para 2,6 milhões de munícipes.

A concessionária deverá aportar aproximadamente R$ 5 bilhões ao longo do contrato para universalização da água em até 11 anos. O prazo para alguns municípios é de até cinco anos, entre eles estão: Itaguaí, Seropédica e Rio Claro, que são municípios que contribuem para a Bacia de Esgotamento do Rio Guandu e Baía de Sepetiba. (Band)