O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, declarou que o processo de concessão do metrô de Belo Horizonte (MG) deverá ser concluído até final deste ano. Até o momento, duas empresas espanholas já demonstraram interesse em assumir o equipamento.
O lançamento do edital depende da avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a concessão da CBTU Minas. De acordo com o ministro, após o lançamento do edital, que deverá acontecer em setembro, os vencedores do trâmite terão 90 dias para analisar o projeto.
“A ideia é fazer o leilão ainda em dezembro. Estive com representantes de uma empresa espanhola que está muito focada no metrô de BH. Eles estão trabalhando com uma empresa de construção. Já estão atuando no metrô de São Paulo. O leilão será bem sucedido”, afirmou Sampaio.
Estima-se que será necessário R$ 3,7 bilhões para as obras de ampliação do metrô, onde R$ 2,8 bilhões serão providos pelo governo federal e R$ 430 milhões pelo governo estadual, por meio do acordo de reparação da Vale. O vencedor do certame deverá investir R$ 470 milhões ao assumir o contrato. (Itatiaia)
