A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) está com uma consulta pública até o dia 27 de junho para subsidiar a aprovação do edital e anexos dos Leilões de Energia Nova A-5 e A-6.
Os certames estão previstos para o dia 16 de setembro e preveem a contratação de energia elétrica a partir de novos empreendimentos de geração de fonte hídrica, eólica, solar fotovoltaica e térmica.
O Leilão de Energia Nova A-5 será objeto de Contrato de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado (CCEAR), as modalidades previstas são: (i) quantidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimento hidrelétrico (CGH, PCH, UHE até 50 MW), (ii) quantidade, com prazo de suprimento de 15 anos, para empreendimento eólico e solar fotovoltaico e, (iii) disponibilidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimentos termelétricos à biomassa, a resíduos sólidos urbanos, a carvão mineral nacional e a biogás.
Já o Leilão Nova A-6 celebrará contratos do seguinte modo: (i) quantidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimento hidrelétrico (CGH, PCH, UHE até 50 MW), (ii) quantidade, com prazo de suprimento de 15 anos, para empreendimento eólico e, (iii) disponibilidade, com prazo de suprimento de 20 anos, para empreendimentos termelétricos à biomassa, a resíduos sólidos urbanos e a gás natural. (Ministério da Economia)
