Ministro dos Transportes que retomar Ferrogrão e a concessão da Fico-Fiol

O ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou que pretende dar continuidade ao projeto da Ferrogrão, ferrovia que vai de Sinop (MT) a Miritituba (PA). O ministro também destacou que os...

O ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou que pretende dar continuidade ao projeto da Ferrogrão, ferrovia que vai de Sinop (MT) a Miritituba (PA).

O ministro também destacou que os estudos da concessão do corredor da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico-Fiol) devem ficar prontos em abril, onde terão continuidade com recursos totalmente privados.

A expectativa do ministério é que a concessão torne-se viável quando as obras atingirem 65%, agora, estão no patamar de 58%. “Faltam 7% de execução de obra para atingirmos o que chamo de ‘ponto de equilíbrio’ entre haver ou não haver viabilidade de investimento privado”, declarou Renan.

Segundo o ministro, não serão utilizados recursos do orçamento em obras do trecho 2 e 3. A ideia é que o edital seja para as obras remanescentes do lote 7F da Fiol 2. As obras serão financiadas por investimentos cruzados, que são reservados pela antecipação da renovação das concessões. (Poder360)