Os governadores do estado de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná têm trabalhado para tirar os projetos de concessão do papel. Tal posição fomenta a expectativa de investidores, pois abrange empresas estaduais de alto potencial, como as companhias de saneamento Sabesp (SP), Copasa (MG) e Cedae (RJ), e a paranaense Copel, de energia. É um conjunto de ativos em setores como saneamento, energia elétrica e rodovias, que serão ofertados aos investidores nos próximos quatro anos. Uma das razões para esses projetos de concessão é a recomposição de caixa, após as dificuldades com a redução do ICMS sobre combustíveis em 2022, bem como estimular o fluxo de investimentos privados. (O Globo)
