No último sábado (17), a prefeitura de Marília (SP) publicou no Diário Oficial do município o termo de abertura da concorrência pública para concessão do Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) à iniciativa privada.
O projeto prevê a concessão dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário nas áreas urbanizadas do município durante 35 anos.
Uma das propostas aprovadas é que com a concessão, o Daem passe a ter função reguladora com o novo nome de Agência Municipal de Água e Esgoto (Amae).
A concessão foi oficialmente justificada, em função do volume de investimento no curto prazo, previsto na atualização do Plano Diretor de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Marília. Contudo, a prefeitura também alega déficit financeiro mensal médio de R$ 2,8 milhões, bem como dívidas parceladas de R$ 29 milhões.
A prefeitura informou que sempre investiu em saneamento por meio do departamento. Entre os principais investimentos, destaca os R$ 150 milhões gastos com as obras de tratamento de esgoto nos últimos anos, além de ter perfurado a maior parte dos poços profundos do município.
As empresas interessadas no contrato deverão apresentar suas propostas até o dia 21 de março do ano que vem, até às 9h. A previsão é que a abertura dos envelopes das propostas seja realizada no mesmo dia. (G1)
