Metrô de São Paulo (SP) classifica três consórcios em licitação da linha 22-Marrom

Hoje (20), o Metrô de São Paulo (SP) classificou três dos quatro consórcios inscritos na licitação para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e de estudo de impacto ambiental para...

Hoje (20), o Metrô de São Paulo (SP) classificou três dos quatro consórcios inscritos na licitação para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e de estudo de impacto ambiental para a construção da linha 22-Marrom, que irá conectar a cidade de São Paulo à de Cotia, na Grande São Paulo.

Os consórcios classificados foram: (i) Consórcio Systra Prime L22 , formado pela Systra Engenharia e Consultoria Ltda, Prime Engenharia e Comércio Ltda; (ii) Consórcio GPO–Geocompany–Tetra–JPG, composto pela GPO Sistran Engenharia Ltda, Geocompany Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente Ltda, Tetraarqui Arquitetura E Projetos Ltda, JPG Consultoria e Participações Ltda.; e (iii) Consórcio Linha 22 Marrom–NEMPI definido pelas empresas Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A., Maubertec Tecnologia e Engenharia Ltda, Pólux Engenharia Ltda, Intertechne Consultores S.A.

Esta é a fase do processo licitatório que trata das propostas técnicas. As propostas comerciais, que definirão o preço que cada consórcio vai cobrar pelo serviço, serão conhecidas no dia 04 de janeiro de 2023. Neste momento, ainda cabe interposição de recurso administrativo.

A linha 22-Marrom tem em sua proposta, a construção de 29 quilômetros de trilhos com 19 estações entre Cotia e a região de Sumaré. No trajeto, a linha passará por Osasco e fará integração com a Linha 2-Verde, Linha 4-Amarela (ViaQuatro), Linha 9-Esmeralda de trem (ViaMobilidade) e a futura Linha 20-Rosa de metrô.

De acordo com o projeto preliminar, a Universidade de São Paulo deverá ser atendida pela nova linha, assim como, as cidades vizinhas à capital, Cotia e Osasco, em uma antiga reivindicação das prefeituras e dos moradores da região. (Diário do Transporte)