Governo de São Paulo que dar continuidade à concessão do Porto de Santos

O Governo do Estado de São Paulo busca a continuidade do leilão de concessão do Porto de Santos (SP), que foi iniciada pelo último governo. A previsão era que o...

O Governo do Estado de São Paulo busca a continuidade do leilão de concessão do Porto de Santos (SP), que foi iniciada pelo último governo.

A previsão era que o leilão seria realizado no final do ano passado, porém foi suspenso no dia 13 de dezembro pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, que sugeriu ao governo federal a avaliação de outras possibilidades, tal como a concessão de outras autoridades portuárias antes do leilão do porto de Santos.

Agora, o Governo Federal sinalizou que não tem intenção em dar continuidade ao projeto de concessão do Porto de Santos. Assim, o atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos) deverá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ainda este mês, onde aproveitará a ocasião para discutir a pauta.

Neste momento, Freitas encarregou o secretário de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD), de discutir o tema com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB). O objetivo do governo de São Paulo é ouvir a posição do governo federal, para então apresentar seus argumentos, o secretário terá papel fundamental na articulação deste projeto

A proposta do governador com a concessão do Porto de Santos é que a União ceda à iniciativa privada a administração do condomínio portuário, mas que o ativo permaneça na posse do Estado. (Valor Econômico)