Criação do Trem Intercidades prevê a concessão da linha 7-Rubi da CPTM

Hoje (04), o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) assinou um termo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura para a criação do Trem Intercidades, que...

Hoje (04), o governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) assinou um termo de cooperação técnica com o Ministério da Infraestrutura para a criação do Trem Intercidades, que conectará o município de São Paulo à Campinas, ambos no estado de São Paulo.

Esse termo prevê que além da operação do Trem Intercidades (TIC), o futuro vencedor do leilão assumirá as obrigações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) com a linha 7-Rubi, que liga Rio Grande da Serra (SP) à Jundiaí (SP). Pelo projeto, a concessão do equipamento será realizada na modalidade de Parceria Público‐Privada (PPP).

O acordo também permite que órgãos federais, tais como a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), estudem as mecanismos necessários para segregação da linha de passageiros e cargas, já que a MRS Logística tem contrato de concessão com o governo federal para o serviço.

O custo do projeto é estimado em 8,5 bilhões de reais, e tem previsão de duração de 7 anos para execução de todas as obras. A criação do Trem Intercidades deverá contribuir para o crescimento econômico dos municípios, em especial, a região da estação Barra Funda, na zona oeste do município de São Paulo (SP).

Atualmente, a iniciativa privada opera duas linhas de trem da CPTM, a 8-Diamante e a 9-Esmeralda. A empresa vencedora do leilão realizado no ano passado foi a ViaMobilidade, que será responsável pelo equipamento pelos próximos 30 anos. (Veja)