A Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) marcou uma audiência pública, no dia 11 de novembro, para a apresentar o projeto de concessão de trechos da rodovia BR-290, BR-116, BR-158 e BR-392.
Os estudos foram conduzidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o apoio do consórcio LOGIT – ATP – QM – JGP. O projeto prevê que 674,1 quilômetros de rodovia sejam concedidos à iniciativa privada.
Assim, a partir do dia 17 deste mês, a agência reguladora irá receber contribuições e sugestões sobre o estudo. A data foi definida após uma reunião de diretoria realizada ontem (6).
O novo concessionário terá que investir R$ 4,40 bilhões durante todo o período da concessão. Entre as obrigações do futuro gestor, está a continuidade da duplicação da BR-290, o término da construção da nova ponte do Guaíba e a execução de serviços de manutenção das rodovias.
O retorno financeiro da concessionária será pela cobrança de pedágio, que poderá cobrar até R$ 11,54 para carros em trechos de pista simples. Se confirmado o preço, será o segundo pedágio mais caro do estado.
Cabe mencionar, que será aceito dos proponentes o deságio máximo de 20,3%. Isto é, a definição do certame não será pelo maior desconto de tarifa, mas sim em quem pagar o maior valor ao Governo Federal. A expectativa é que o leilão seja realizado no segundo semestre de 2023 e o contrato assinado até o fim do próximo ano. (GZH)
