Hoje (15), em evento realizado na sede da B3, Bolsa de Valores de São Paulo, o Governo do Estado de São Paulo realizou o leilão de concessão de rodovias do Lote do Noroeste Paulista, que representa a 5ª etapa do Programa de Concessões do Estado de São Paulo.
O Lote Noroeste envolve trechos de cinco rodovias, que passam pelas regiões de Araraquara, Barretos, São Carlos e São José do Rio Preto, ao todo, são 600 quilômetros de rodovia. A concessionária vencedora foi a Ecorodovias, que arrematou o Lote Noroeste, por R$ 1,236 bilhão, o valor de outorga é de R$ 7.609.284,79, a proposta vencedora teve ágio de 16.151,20%.
Agora Ecorodovias será responsável pelo equipamento pelos próximos 30 anos, terá como parte de suas atividades a operação, conservação e manutenção dos trechos, sendo responsável por investimentos destinados à exploração do sistema rodoviário.
A estimativa é que sejam investidos aproximadamente cerca de R$ 10 bilhões durante o período de tempo da concessão. No que se refere às obras a serem executadas está a duplicação de 122 Km de estradas, implantação de terceira faixa, construção de acostamentos, ciclovias e marginais.
Após imprevistos no programa de concessões, o Lote Noroeste foi leiloado com sucesso. Agora o governo espera que o Rodoanel Norte tenha continuidade em 2023. (CNN)
