Revitalização do metrô de Belo Horizonte deve ocorrer no próximo ano

Segundo o Governo de Minas Gerais, o processo de concessão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Belo Horizonte (MG) e a construção de uma nova linha deverá acontecer...

Segundo o Governo de Minas Gerais, o processo de concessão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Belo Horizonte (MG) e a construção de uma nova linha deverá acontecer no próximo ano.

O edital que definirá as regras da licitação está previsto para ser lançado este mês. No documento, o governo garante que vai constar a obrigação dos investimentos na linha 1 no primeiro ano da concessão. A única linha de metrô de Belo Horizonte teve a primeira estação inaugurada em 1986, na Lagoinha, e a última em 2002, na Vilarinho.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra), no primeiro ano do contrato está prevista a troca dos trens, a revitalização de estações e a redução do intervalo entre as viagens, que hoje é de 7 a 10 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários.

A Linha 1 além de receber reformas de melhorias, deverá obter ampliação por meio de uma nova estação, a Novo Eldorado, que fica a 1 km da Estação Eldorado, a única localizada fora da capital. Contudo, a construção não deverá ser concluída em 2023. (O Tempo)