Governo de São Paulo publica novo edital de concessão do Rodoanel Norte

No sábado (13), o governo do Estado publicou o novo edital de licitação para concessão do trecho norte do Rodoanel Mário Covas. A concessão permitirá a retomada das obras, que...

No sábado (13), o  governo do Estado publicou o novo edital de licitação para concessão do trecho norte do Rodoanel Mário Covas. A concessão permitirá a retomada das obras, que estão paralisadas desde 2018.

Inicialmente, o leilão do Trecho Norte do Rodoanel estava previsto para abril deste ano, mas foi suspenso em razão das incertezas macroeconômicas e da alta de preços de insumos, responsável pela alta inflação no setor de construção civil.

O investimento estimado é de  aproximadamente R$ 3,4 bilhões, dos quais R$ 2 bilhões serão destinados à conclusão da obra. A outra parte será utilizada para arcar com a operação e manutenção do trecho durante todo o período do contrato, que tem prazo de 31 anos.

Um dos principais objetivos da proposta é criar um sistema de pedágio sem praça, onde o pagamento será realizado por meio de “tags” instalados nos carros ou por aplicativo.

O critério de julgamento para a seleção das propostas será a menor contraprestação a ser paga pelo poder concedente à concessionária. O governo exigirá garantias de que a construtora ou consórcio será capaz de finalizar a obra, dentro das condições estabelecidas pelo edital. O leilão será realizado no para 12 de janeiro de 2023, na sede da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo (SP). (G1)