Com críticas ao modelo e preços elevados, concessão de rodovias da Serra está marcada para dia 13

O governo do Rio Grande do Sul realiza, nesta quinta-feira (13), o primeiro leilão do novo modelo de concessão de rodovias à iniciativa privada, e o primeiro bloco será exatamente...

O governo do Rio Grande do Sul realiza, nesta quinta-feira (13), o primeiro leilão do novo modelo de concessão de rodovias à iniciativa privada, e o primeiro bloco será exatamente o que compreende as rodovias serranas. O bloco 3, como é conhecido o conjunto de 271,54 quilômetros de rodovias nas regiões da Serra Gaúcha e do Vale do Caí, será o primeiro teste do governo gaúcho na Bolsa de Valores B3, em São Paulo (SP). O governo acredita que este leilão será o início de um tempo de grandes investimentos nas rodovias do estado, mas para autoridades da Serra, ele representa um golpe ao desenvolvimento da região. O modelo, que prevê a implantação de cinco praças de pedágio em rodovias da serra (RS-122, RS-240, RS-287, RS-446 e RS-453) e outra em um trecho da BR-470, caso a tentativa de estadualizar essa parte da estrada seja concretizada até a assinatura do contrato, enfrenta uma série de restrições das autoridades regionais, que foram apresentadas em uma audiência realizada em fevereiro em Bento Gonçalves (RS). (Leouve)