Paraná anuncia edital para concessão dos pátios veiculares do Detran e da PM

Os pátios veiculares integrados do Estado do Paraná terão terceirização dos serviços de implantação, operação, manutenção e gestão pelo Governo do Paraná, por meio do Departamento de Trânsito do Paraná...

Os pátios veiculares integrados do Estado do Paraná terão terceirização dos serviços de implantação, operação, manutenção e gestão pelo Governo do Paraná, por meio do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) anunciou o lançamento do edital da concessão dos primeiros 44 pátios, divididos em dois lotes e localizados em diferentes regiões do Paraná. Eles acumulam cerca de 34 mil veículos/ano.

Na sexta-feira (8) foi publicado o Ato de Justificativa da Concessão, já ratificado pelo governador. O edital da licitação, cuja publicação ocorrerá nos próximos dias, contempla a próxima etapa desse processo e ficará aberto por 60 dias.

O contrato terá 20 anos de duração e será declarada vencedora a participante que oferecer a menor tarifa para a guarda e remoção dos veículos, podendo arrematar um dos dois lotes ou os dois. A concessão será formalizada na Bolsa de Valores (B3) de São Paulo entre o final do primeiro semestre e o início do segundo semestre.

Atualmente, os serviços de remoção, guarda, vistoria e liberação dos veículos removidos ou apreendidos são prestados pelo Detran-PR e pela PM. Esta situação exige muita mão de obra, já que a operação e manutenção desses locais demanda um número mínimo de funcionários (segurança, atendimento, limpeza), além das despesas com os custos fixos para a manutenção desses pátios. (CGN)