Abdib retoma discussão sobre autoridade metropolitana nos transportes públicos

1650

O Comitê de Mobilidade Urbana da Abdib retomou atividades em reunião realizada dia 1 de novembro. O coordenador do comitê, Flávio Borges Carvalho (CCR), narrou aos empresários a evolução da agenda de discussões nos últimos três anos, incluindo aspectos, benefícios e desafios para fazer avançar no Brasil o conceito de autoridade metropolitana para o setor de transportes públicos nas metrópoles brasileiras. O tema foi escolhido como prioridade pelos empresários.

A agenda de trabalho trará ainda soluções em financiamento e garantias e o desenvolvimento de um projeto-piloto em alguma região metropolitana.

A proposta da Abdib sobre autoridade metropolitana, com análise legislativa e estrutura de competências e governança, aproveita experiências internacionais e já foi apresentada para autoridades públicas estaduais e federais.

O princípio é integrar entes públicos e privados envolvidos no planejamento e na gestão dos transportes urbanos nas metrópoles aproveitando benefícios da sinergia e buscando evitar externalidades negativas derivadas da concorrência entre modais e ineficiências por falta de alinhamento entre as partes.