fbpx
Podcast Infra para Crescer
Início NOTÍCIAS DO DIA

NOTÍCIAS DO DIA

Serviço de curadoria produzido todas as manhãs no qual é apresentado um resumo das principais notícias sobre infraestrutura publicadas em jornais, agências de notícias e demais veículos de imprensa brasileira, com links para o conteúdo original.

Águas do Brasil estuda leilões no Rio, Porto Alegre e AL

O grupo Águas do Brasil está estudando os próximos projetos de saneamento do país. Entre os alvos, estão as concessões de Porto Alegre, os dois blocos em Alagoas, além do último bloco da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), afirma o presidente da companhia, Claudio Abduche. A empresa ainda não saiu vencedora em nenhum leilão da atual onda de projetos de água e esgoto, realizados após a aprovação da nova lei do saneamento. “Estamos atentos a todas as oportunidades. Vamos buscar um crescimento responsável”, afirma o presidente da companhia, Claudio Abduche.

Valor Econômico

Termelétrica no Açu entra em operação para ajudar na crise

A usina termelétrica GNA I, no Porto do Açu (RJ), recebeu autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para entrar em operação comercial a partir de hoje, com o objetivo de contribuir no atendimento da demanda por energia elétrica em meio à crise no setor. O Brasil vive o período seco com menos chuvas dos últimos 91 anos, o que afetou a geração das usinas hidrelétricas e levou ao acionamento de térmicas.

Valor Econômico

Leilão da Renova fracassa

A Renova Energia comunicou que o leilão por proposta fechada da unidade produtiva isolada (UPI) Mina de Ouro não foi realizado devido à falta de interessados nas ações representativas do capital da SF 120 Participações. A operação, marcada para ontem, ocorreria em cumprimento ao plano de recuperação judicial das sociedades do grupo.

Valor Econômico

Seca já atinge geradoras de energia

Companhias do setor elétrico começam a sentir os efeitos da crise hídrica do país em suas operações e preveem impactos nos resultados do segundo semestre de 2021. O diretor geral da paranaense Copel, Moacir Bertol, afirmou que a empresa vai precisar comprar energia este ano para compensar a baixa na geração das usinas hidrelétricas que opera, em meio à crise hídrica.

Valor Econômico

 

Ex-dirigentes do BNDES se livram de ação sobre Eletropaulo

A 10ª Vara Federal Cível de São Paulo decidiu que ex-presidentes e ex-diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) que ocuparam cargos entre 1998 e 2001 não agiram de má-fé (com dolo) ao autorizarem a liberação de empréstimos para a compra da Eletropaulo. A estatal foi privatizada no governo Fernando Henrique Cardoso, em 1998.

Valor Econômico

 

Com atraso, segunda maior térmica do país entra em operação nesta quinta

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o início das operações, a partir desta quinta-feira (16), da usina termelétrica GNA 1, a segunda maior do país, mais um reforço para o setor elétrico em meio ao período mais crítico da crise hídrica. Com custo de geração de R$ 552 por MWh (megawatt-hora), a térmica vai acrescentar 1.338 MW ao sistema, que precisava de 5,5 mil MW para garantir o abastecimento até o início das chuvas, segundo as últimas projeções do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Folha de S.Paulo

Vídeo mostra recapeamento feito pela União, não obra do governo baiano para atrapalhar Bolsonaro

Um vídeo em que dois homens trafegam por uma rodovia federal que corta a Bahia viralizou nas redes na última semana. De dentro de um carro, a dupla, que não mostra o rosto, faz uma série de xingamentos ao governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o acusa de estragar uma obra feita pelo Exército com o objetivo de prejudicar o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O conteúdo, postado no TikTok e compartilhado em grupos de WhatsApp, é falso.

Folha de S.Paulo

Governo pede novos estudos sobre horário de verão

Apesar de crescente pressão de setores econômicos, o MME (Ministério de Minas e Energia) avalia que a volta do horário de verão teria impacto limitado no consumo de eletricidade do país e não ajudaria a enfrentar a crise energética atual. Ainda assim, afirma que pediu novos estudos ao ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) para avaliar a questão “à luz da atual conjuntura de escassez hídrica”, em meio a pressões de setores econômicos pelo retorno do programa extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Folha de S.Paulo

 

Nível de reservatório de Ilha Solteira cai e se aproxima do volume mínimo para operação

O volume de água no reservatório da Hidrelétrica Ilha Solteira, administrada pela chinesa CTG, caiu abaixo do volume útil definido pela Agência Nacional de Águas (ANA). No site do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o armazenamento da usina aparece como “0%”, o que causou um certo burburinho no mercado. Afinal, com zero de armazenamento, a usina pararia de operar.

O Estado de S.Paulo

Conselheiro da Anatel desautoriza fala de ministro Fábio Faria sobre edital do 5G

O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Moreira Queiroz negou que tenha se comprometido com a retomada da votação do edital do 5G na semana que vem, como declarou o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Queiroz pediu vistas do processo nesta semana. A volta da deliberação está prevista para ocorrer na próxima reunião do conselho diretor, no dia 30, mas o conselheiro pode antecipar o pedido de suspensão.

O Estado de S.Paulo

Deputado quer Cade e Ministério Público investigando formação de preços pela Petrobras

O deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) quer pedir ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e ao Ministério Público investigação sobre a formação de preços dos combustíveis pela Petrobras. A iniciativa deve ter o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), segundo o parlamentar. No início desta semana, Lira levou ao principal palco da Câmara, o plenário, uma audiência com o presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna. A reunião estava inicialmente agendada para ocorrer na Comissão de Minas e Energia. 

O Estado de S.Paulo

Usina em volume morto e reservatórios a menos de 10%: veja o estrago da crise hídrica no Sudeste

Sem chuvas, o nível dos reservatórios de algumas hidrelétricas tem ficado cada vez mais baixo. A situação ainda não impacta a produção de energia, mas é mais um sinal de alerta sobre a gravidade da crise hídrica. Conforme antecipou o colunista do GLOBO Lauro Jardim, a usina hidrelétrica de Ilha Solteira, a maior de São Paulo, já opera no volume morto por causa da seca. O nível de seu reservatório registrava -1,45% de água.

O Globo

 

‘Se é para retroceder nas reformas, é melhor não fazer nada’, diz economista

Economistas ouvidos pelo GLOBO avaliam que não há como fazer reformas ou privatizações na atual conjuntura: o governo é fraco e não consegue manter o teor do que propõe, pois tudo tem de ser negociado com a base aliada no Congresso, com foco no centrão. Diante desse cenário, seria melhor não aprovar as reformas ou vender estatais.

O Globo

Leilão em Santos

A Agência Nacional de Tranportes Aquaviários (Antaq) marcou para 19 de novembro o leilão de dois terminais de granéis líquidos no Porto de Santos (SP), o STS 08 e STS 08A. Os editais para a concessão foram publicados ontem. Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 939 milhões nas duas áreas. Atualmente, a Transpetro opera no local por meio de um contrário precário, que será substituído pelos dois novos arrendamentos, que terão duração de 25 anos. A subsidiária da Petrobras, que deve tentar se manter no local, é forte candidata no leilão, principalmente para o STS 08A, a maior das duas áreas licitadas. A expectativa é que haja uma forte concorrência.

Valor Econômico

 

5G ainda enfrenta desafios no país

O governo segue fazendo esforços para implementar o quanto antes o 5G no Brasil e os agentes de mercado admitem que a tecnologia pode ser um divisor de águas no avanço dos setores de telefonia e de tecnologia no país. Mas o primeiro dia de debates do Painel Telebrasil 2021 mostrou que ainda há discordâncias sobre a capacidade do Brasil de aproveitar o 5G em sua plenitude. As principais preocupações estão principalmente na infraestrutura e nas questões burocráticas.

Valor Econômico

INSCREVA-SE NA NOSSA LISTA DE CONTATOSANÁLISE E INFORMAÇÕES EXCLUSIVAS SOBRE A INFRAESTRUTURA BRASILEIRA

Economistas especializados em infraestrutura, notícias do setor e novas oportunidades.