A trajetória do consumidor de energia no Brasil remete a Sísifo, personagem da mitologia grega condenado a empurrar eternamente uma enorme pedra morro acima. No momento que está prestes a atingir seu objetivo, a pedra despenca e é preciso recomeçar o percurso, num ciclo que se repete indefinidamente. A Nova Lei do Gás é a mais recente miragem a despontar no pico da montanha. Ao estabelecer um modelo de competição para o país superar o monopólio estatal na área, abrindo caminho para que o combustível finalmente seja disponibilizado em condições mais competitivas para os brasileiros, seu sucesso depende de que a sistemática se aplique a todas as etapas da cadeia.
Lucien Belmonte é presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro).
