A ABDIB, representada por seu Diretor de Economia e Planejamento, Roberto Guimarães, participou do 7º CAMBI – Congresso Ambiental VIEX 24, no painel “Pipeline de projetos de infraestrutura no Brasil: setores, volumes e ordem de grandeza”. O painel contou, ainda, com a participação da Larissa Amorim., do Ministério de Portos e Aeroportos, Regis Pinto, do PPI da Presidência da República, e Natália Marcassa, da Moveinfra). A moderação foi de Alexandre Rosa, da MRS Ambiental.
O diretor de Economia da ABDIB apresentou as informações contidas no Livro Azul da Infraestrutura da ABDIB, que mostram os novos projetos de concessões e PPPs que estão sendo estruturados em todo o País. Guimarães afirmou que houve melhoria dos estudos de viabilidade e da estruturação de projetos e que estamos contando com novo padrão de financiamento, com recursos de bancos de fomento, mercado de capitais e captações externas.
Além disso, ele analisou que as oportunidades de novos investimentos, alicerçadas na transição energética, na neoindustrialização e na sustentabilidade, são superlativas, como também o são os desafios, como a manutenção da segurança jurídica dos contratos, estabilidade de regras, equilíbrio regulatório, licenciamento ambiental, dentre outros.

