Após Sabesp, governo prepara concessões de saneamento em SP

O mercado livre de energia no Brasil ultrapassou recentemente a marca de 50 mil consumidores, com um crescimento notável de 25% até julho de 2024 e de 46% nos últimos 12 meses. Esse avanço, impulsionado pela Portaria 50 de 2022, que abriu o mercado para mais de 200 mil empresas conectadas em média e alta tensão (Grupo A), é um marco importante. No  entanto, apesar dessa conquista, o mercado livre de energia ainda está longe de alcançar seu verdadeiro potencial.

Valor Econômico

 

Raízen vai vender usinas renováveis menores

A Raízen Power, divisão da Raízen voltada a serviços de energia renovável, decidiu que vai vender todas as usinas de geração distribuída (de menor porte) para focar apenas no serviço a clientes e captação de novos consumidores. A empresa não está deixando o segmento, mas pretende oferecer a possibilidade de contratar energia renovável através do portfólio de parceiros que operam as usinas. Atualmente, a companhia opera 87 usinas de pequeno porte nas fontes solar, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e biogás, distribuídas em 14 Estados, com uma capacidade total de 177 megawatts (MW), gerando 48 gigawatts-hora (GWh) por mês.

Valor Econômico

 

Artigo: Poucos consumidores de energia livres (ainda)

O mercado livre de energia no Brasil ultrapassou recentemente a marca de 50 mil consumidores, com um crescimento notável de 25% até julho de 2024 e de 46% nos últimos 12 meses. Esse avanço, impulsionado pela Portaria 50 de 2022, que abriu o mercado para mais de 200 mil empresas conectadas em média e alta tensão (Grupo A), é um marco importante. No entanto, apesar dessa conquista, o mercado livre de energia ainda está longe de alcançar seu verdadeiro potencial.

( Pedro Rio é CEO da Clarke Energia. )

Valor Econômico

 

Lula sanciona hoje lei que destrava R$ 5 bi para socorrer empresas aéreas

O presidente Lula sanciona nesta quarta-feira, em cerimônia no Palácio do Planalto, o projeto de lei que permite a utilização do Fundo Nacional da Aviação Civil (Fnac) para ampliação de crédito a companhias aéreas. Os recursos poderão ser utilizados para empréstimos a empresas aéreas junto ao BNDES. Será possível financiar compra de aeronaves e demais investimentos. Além disso, a proposta permite que o Ministério dos Portos e Aeroportos utilize o fundo para subsidiar a compra de querosene de avição (QAV) para rotas das companhias aéreas na Amazônia Legal. 

O Globo

 

ONS apresentará plano de contingência para o setor elétrico na quinta

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentará nesta quinta-feira, 19, o plano de contingência para o sistema elétrico solicitado no último dia 6 pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Em ofício enviado ao Operador, Silveira estipulava o prazo de 30 dias para receber um planejamento para o horizonte de 2024 a 2026, considerando o Sistema Interligado Nacional (SIN) e o sistema isolado de Roraima, que está em situação crítica em razão da estiagem no Norte.

O Estado de S.Paulo

 

Eletronuclear: ‘Com centro de armazenamento, resíduos nucleares não serão mais problema’, diz Osório

RIO – O chefe de gabinete da presidência da Eletronuclear, André Osório, disse nesta terça-feira, 17, que o armazenamento de resíduos nucleares não será mais problema para essa fonte de energia. Isso graças à instalação do chamado Centro Tecnológico Nuclear e Ambiental (Centena), que vai dar uma sobrevida estimada em 20 anos às usinas geradoras de energia controladas pela estatal. A Eletronuclear controla Angra 1 e 2 e aguarda a construção e Angra 3, todas as unidades no Rio de Janeiro.

O Estado de S.Paulo



Seca será batismo da Sabesp privatizada, diz diretor que comandou estratégia na crise hídrica de 2014

A diretoria da Sabesp privatizada deve assumir no começo de outubro, em meio à pior seca da história do Brasil. Com os níveis dos mananciais que abastecem a capital paulista em queda, a situação hídrica de São Paulo vai marcar “um bom batismo” para o novo comando da companhia. A avaliação é de Paulo Massato, ex-diretor metropolitano da Sabesp, que comandou a estratégia para lidar com a crise hídrica dos anos de 2013, 2014 e 2015.

Folha de S.Paulo

 

Eletrobras aprova captação de R$ 5,4 bilhões em debêntures

O conselho de administração da Eletrobras aprovou a captação de até R$ 5,4 bilhões por meio de emissões de debêntures a serem realizadas pela empresa e suas subsidiárias, de acordo com fato relevante divulgado na noite de segunda-feira (16). A Eletrobras deverá realizar uma emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em duas séries, no valor de R$ 1,6 bilhão, com vencimento em 15 de setembro de 2034.

Folha de S.Paulo