Brasil e México trocam experiências sobre repactuação de rodovias
Uma delegação do Ministério dos Transportes desembarca esta semana na Cidade do México para trocar experiências com autoridades e concessionárias locais sobre soluções para buscar o reequilíbrio em contratos de rodovias. A equipe do governo brasileiro terá encontros, a partir desta quarta-feira (9), com integrantes da Secretaria de Infraestrutura, Comunicações e Transportes do México, considerado o ministério mexicano nesse setor. Somente no Ministério dos Transportes, dez contratos de concessão de rodoviárias avançam etapas de negociação envolvendo a própria pasta, os atuais concessionários, a agência reguladora (ANTT) e Tribunal de Contas da União (TCU) — aeroportos também passam por negociações semelhantes em outros órgãos do governo.
Déficit de investimento em infraestrutura na AL é de US$ 250 bilhões por ano, diz BID
O déficit de investimentos em infraestrutura na América Latina e Caribe é superior a US$ 250 bilhões ao ano, aponta o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O dado se refere à deficiência de infraestrutura econômica, como portos, rodovias e linhas de transmissão, mas também à infraestrutura social: escolas, hospitais, parque e espaços públicos. “O setor público não tem capacidade de abordar o problema sozinho”, disse o vice-presidente executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Jordan Schwartz, durante abertura do evento PPP Americas, na capital peruana. Nesta edição, as parcerias entre empresas e governos serão o tema central.
‘Previdência tira investimento da infraestrutura’, diz Raul Velloso
Munido de gráficos que comparam a queda do investimento em infraestrutura no País com o crescimento de gastos com a Previdência nas últimas décadas, o economista Raul Velloso – consultor especialista em finanças e ex-secretário de Assuntos Econômicos do Ministério do Planejamento – alerta para o desequilíbrio das contas do País. “O investimento público em infraestrutura era algo ao redor de 5% do PIB nos anos 80. Hoje, caiu para 0,7%. Enquanto isso, o (investimento) privado ficou parado no mesmo lugar, 1% do PIB.” Paralelamente, o aumento da população idosa pressiona as despesas da Previdência com aposentadorias. Segundo o especialista, de 1987 a 2000 o crescimento da população idosa foi de 62%.
Solar Americas Capital levanta R$ 143 mi com BNDES para construção de novas usinas
A empresa Solar Americas Capital contratou junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) um financiamento de R$ 143 milhões que viabilizará a construção de um portfólio de cinco usinas fotovoltaicas. Os empreendimentos serão explorados em diferentes modelos de negócio: em autoprodução nos modelos mais comuns ou na que é feita junto à carga para cliente inserido do mercado livre, mas sem injeção de energia na rede, com dispensa de outorga. A última opção foi feita recentemente pela companhia junto à Ambev e, segundo a Solar Americas, foi desenvolvida de forma pioneira pela empresa.
Nunes investe R$ 2 bilhões no maior programa de reparação de viadutos de SP
Desde que assumiu a prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes implementa o maior programa de recuperação de pontes e viadutos. Com um investimento de R$ 2 bilhões, a iniciativa concluiu 134 obras de 2021 a 2024 e já colocou em andamento 130. Até o fim deste mês, outras 21 novas intervenções devem ser incluídas. O objetivo do programa é garantir segurança estrutural dos viadutos e pontes, além de melhorar a mobilidade na cidade por meio da modernização da infraestrutura urbana. A iniciativa engloba manutenções corretivas como as preventivas, incluindo reforço estrutural, recuperação de fissuras e melhoria da drenagem pluvial.
Disputa bilionária entre Viracopos e Anac envolve conflitos com desapropriação de imóveis
O fim do contrato de concessão do aeroporto de Viracopos (SP), um desfecho que tanto concessionária quanto o governo não desejavam, envolve um passivo bilionário ligado a desapropriações de imóveis no entorno do terminal em Campinas. Os desentendimentos e disputas sobre o assunto escalaram a tal ponto que a confusão foi parar em uma corte de arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, que dará a palavra final sobre o tema.
ViaBahia: Audiências públicas da concessão da BR-324/116/BA serão realizadas em maio
A diretoria da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aprovou, nesta segunda-feira (7), em reunião extraordinária, a realização de quatro audiências públicas para a apresentação da proposta de concessão do lote rodoviário BR-324/116/BA, atualmente operado pela ViaBahia. De acordo com a agência, as sessões serão realizadas nas seguintes datas: 5 de maio, em Salvador (BA); 6 de maio, em Feira de Santana (BA); 8 de maio, em Vitória da Conquista (BA); e, por fim, em 16 de maio, em sessão híbrida na sede da agência, em Brasília. As contribuições por escrito deverão ser encaminhadas à ANTT entre 15 de abril e 29 de maio.
Aneel adia decisão sobre reajuste da tarifa da CPFL Paulista
A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) decidiu adiar novamente, nesta 3ª feira (8.abr.2025), a decisão sobre o aumento nas tarifas de energia da CPFL Paulista, empresa que fornece luz para 234 cidades do interior de São Paulo. O motivo foi um pedido de vista feito pelo diretor Fernando Mosna, que solicitou mais tempo para analisar melhor o caso. A discussão trata sobre a inclusão de R$ 4,67 bilhões no cálculo do aumento da conta de luz. Esse valor vem de um processo na Justiça em que a CPFL Energia contesta regras definidas pela Aneel em um contrato entre duas empresas do mesmo grupo: a CPFL Brasil, que compra energia, e a distribuidora CPFL Paulista.