ABDIB participa de reunião na Aneel

O Coordenador do Comitê de Transmissão, Carlos Adolfo Pereira, esteve presente dia 5 de março, no evento “Decreto nº 11.314/22 e concessões de transmissão: o que vem por aí?” promovido...

O Coordenador do Comitê de Transmissão, Carlos Adolfo Pereira, esteve presente dia 5 de março, no evento “Decreto nº 11.314/22 e concessões de transmissão: o que vem por aí?” promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel. A reunião contou com a participação de representantes dos consumidores, de agentes do setor elétrico e de especialistas. O objetivo foi o de aprofundar o debate sobre a regulamentação dos procedimentos para licitação ou para prorrogação de concessões de transmissão em fim de vigência previstos no decreto.

O diretor da Aneel, Willamy Frota, ressaltou na abertura a importância estratégica do tema, que possui relevância singular no setor elétrico, cujos encaminhamentos terão grandes impactos nos próximos 30 a 40 anos.

A programação contou com dois painéis temáticos. O primeiro, voltado aos desafios jurídicos e econômicos voltados aos critérios de remuneração e indenização. O segundo teve enfoque na visão de mercado.
O evento contou com a participação da diretora de Programa da Secretaria Executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), Isabela Sales, e diversos especialistas e representantes de entidades do setor elétrico. O Coordenador do Comitê de Transmissão, Carlos Adolfo Pereira, ressaltou a grande responsabilidade no estabelecimento da nova proposta regulatória, de forma a assegurar a atratividade e a sustentabilidade econômico-financeira das futuras concessões. Os debates são importante contribuição na consolidação da proposta regulatória que será submetida à deliberação da Diretoria Colegiada da Aneel.