Notícias do Dia – 13/05/2025

Setores pressionam por derrubada de vetos no PL das eólicas no mar Com a análise do tema pelo Congresso Nacional marcada para o dia 27 de maio, entidades do setor...

Setores pressionam por derrubada de vetos no PL das eólicas no mar

Com a análise do tema pelo Congresso Nacional marcada para o dia 27 de maio, entidades do setor elétrico intensificam uma ofensiva junto a parlamentares para tentar derrubar os vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a trechos polêmicos do Projeto de Lei nº 576/2021, que regulamenta a geração de energia eólica em alto-mar (offshore) no Brasil. No centro da disputa estão os artigos 22, 23 e 24, vetados por Lula, por tratarem de temas estranhos ao objetivo principal do projeto – os chamados “jabutis”. O projeto de lei nasceu com o objetivo de destravar o potencial da energia eólica no mar no país, mas teve seu conteúdo descaracterizado na tramitação na Câmara dos Deputados.

Valor Econômico

 

Mudança do regime de concessão para autorização na telefonia fixa pode render R$ 4,5 bi à dona da Vivo

A migração da Telefônica Brasil, dona da Vivo, do regime de concessão para o de autorização na telefonia fixa tem potencial para gerar cerca de R$ 4,5 bilhões em ganhos para a operadora, tanto por meio da venda do cobre existente nas redes desativadas como pela alienação de imóveis não mais usados na prestação do serviço. Do total, pelas estimativas da operadora, cerca de R$ 3 bilhões viriam da venda do cobre retirado de cabos e centrais telefônicas e aproximadamente R$ 1,5 bilhão, de imóveis.

Valor Econômico

 

Governo prepara 1º leilão de baterias de energia; veja como vai funcionar

O governo prepara para outubro deste ano o primeiro leilão para contratar baterias para o sistema elétrico brasileiro. A medida é vista como uma das soluções para os cortes de geração de carga de usinas eólicas e solares por falta de linhas de transmissão, além de ser uma forma de evitar apagões causados pela intermitência dessas fontes de energia. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, esteve na China em abril para conversar com potenciais investidores do leilão.

O Globo

 

Lula pode voltar ao País sem atrair chineses para ferrovia bioceânica; Tebet pede decisão em 30 dias

Se nada mudar nas próximas horas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve retornar ao Brasil da viagem a Pequim sem conseguir um de seus principais objetivos: atrair o capital chinês para a obra da ferrovia bioceânica. A delegação brasileira já deu sinais de que essa meta tão perseguida na visita de Estado pode ficar para depois, e pediu que estatais da China deem um sinal verde em 30 dias. A construção da ferrovia é um dos pontos mais importantes para o plano de integração sul-americana que visa ligar Altântico e Pacífico e criar uma rede integrada de escoamento de produtos brasilerios para a China – e vice-versa – além de outros mercados na Ásia.

O Estado de S.Paulo

 

Artigo: Abertura total do mercado de energia não é boa para quem?

O governo informou que enviará ao Congresso Nacional um projeto para equalizar direitos e custos no setor elétrico. Parte disso é estender o mercado livre de energia para o segmento residencial, e é muito importante compreender opiniões e vieses desta importante discussão no Brasil. Certamente, a introdução de competição no mercado varejista de eletricidade por meio do mercado livre não interessa a quem já atua nesse mercado. Os consumidores residenciais estão no chamado mercado cativo e só podem comprar energia de um único fornecedor, no caso, a distribuidora de energia. A única liberdade de que dispõem é gerar sua própria energia utilizando placas solares.

(Rodrigo Ferreira, Jornalista especializado em energia elétrica, é presidente da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel))

O Estado de S.Paulo

 

O Brasil vai conseguir cumprir as metas de universalização de água e esgoto até 2033?

Desde a aprovação do novo marco legal do saneamento, em 2020, o Brasil entrou em um novo patamar de investimentos no setor, impulsionado pela maior participação da iniciativa privada. A expectativa é de que os aportes se intensifiquem nos próximos anos. Ainda assim, alcançar a meta de universalização do saneamento básico até 2033 continuará sendo um grande desafio. Uma pesquisa da consultoria alemã Roland Berger, divulgada com exclusividade para o Estadão, mostra que o investimento no setor ficou em R$ 23 bilhões no Brasil, em 2022. O País precisa, no entanto, do dobro desse montante atingir o objetivo de 99% da população com acesso a água e 90% com esgoto, até 2033.

O Estado de S.Paulo

 

Lucro da Sabesp salta 80% no 1° trimestre, a R$ 1,5 bilhão

A Sabesp obteve lucro líquido de R$1,5 bilhão no primeiro trimestre, um salto de 80% ante o ganho dos primeiros três meses de 2024 e acima da expectativa média no mercado. O Ebitda, indicador que mede a geração de caixa, da Sabesp no período somou R$ 3,4 bilhões, um crescimento de 40,7% no comparativo anual, de acordo com relatório de resultados divulgado nesta segunda-feira (12).

Folha de S.Paulo

 

Pará será o mais penalizado com alta de tarifa com veto a lei das eólicas offshore

Os vetos aos jabutis da lei que estabelece as diretrizes para a geração de energia eólica offshore devem encarecer as contas de luz em 9% e a região Norte será a mais penalizada, segundo levantamento da Abradee, associação das distribuidoras de energia. O Pará é o que terá o maior reajuste tarifário, segundo o levantamento: R$ 19,45 por MWh (megawatt-hora), seguido de Mato Grosso do Sul (R$ 18,03), Alagoas (R$ 17,88), Rio de Janeiro (R$ 17,97) e Amazonas (R$ 17,77).

Folha de S.Paulo

 

Free flow tem pressão na Câmara por isenção da penalidade

Um movimento para suspender as multas decorrentes do não pagamento do pedágio no prazo devido em pórticos de free flow (pedágio eletrônico) continua na mira do Congresso Nacional. Na última quinta-feira (8), a Comissão de Viação e Transportes, da Câmara dos Deputados, realizou nova AP (Audiência Pública) para tratar de soluções aos problemas da implantação do modelo, também chamado de sistema de livre passagem. À Agência iNFRA, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), que presidiu a sessão, esclareceu que é favorável à iniciativa tecnológica e afirmou que tem articulado no Congresso pelo aprimoramento do modelo e incentivado o pagamento do pedágio pelos usuários. Mas defendeu que, no período em que o modelo está em teste, as multas por pagamento fora do prazo deveriam ser retiradas dos motoristas.  

Ag. Infra