Leilão de hidrelétricas menores deve ficar para o segundo semestre
Previsto na reforma do setor elétrico do ano passado, o leilão para contratação de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) não será realizado no prazo previsto na legislação e deverá só acontecer no segundo semestre de 2026. Pela lei, deveria ser contratado até o primeiro trimestre um limite de 3 mil megawatts de usinas hidrelétricas que produzem até 50 megawatts. No entanto, internamente, o Ministério de Minas e Energia (MME) já avalia que não conseguirá cumprir o cronograma. Apesar de as usinas em questão terem reservatórios pequenos ou serem a fio d’água (dependem do curso dos rios), a geração delas é mais constante e previsível ao longo do dia, enquanto houver água. A quantidade de energia gerada, porém, não é tecnicamente necessária para o funcionamento do sistema nacional.
Ferrovias preveem investimento recorde de R$ 20 bi
O setor ferroviário deverá bater um recorde de investimentos neste ano, com em torno de R$ 19,9 bilhões de obras programadas, segundo Davi Barreto, diretor-presidente da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários). Em 2025, as empresas aportaram cerca de R$ 19 bilhões – o dado preciso ainda deverá ser fechado. “O ano de 2026 deverá se consolidar como o ano de maior investimento ferroviário”, disse Barreto. “E isso só com os investimentos contratados, sem contar renovação de FCA [ Ferrovia Centro-Atlântica, da VLI ], novas autorizações.”
Brasil registra alta de 0,2% no consumo de energia elétrica em 2025, segundo Empresa de Pesquisa Energética
O consumo de energia elétrica no Brasil cresceu 0,2% no acumulado dos últimos 12 meses, alcançando 562.659 gigawatts-hora (GWh), segundo a mais recente edição da Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica. O volume é superior ao registrado no período anterior, de 561.716 GWh. Somente em dezembro de 2025, o consumo nacional foi de 47.616 GWh, o que representa alta de 0,5% em relação ao mesmo mês de 2024. Esse é o segundo avanço consecutivo na comparação interanual.
Sabesp mira captar ao menos R$ 10 bi adicionais em 2026 após operação recorde
A Sabesp planeja captar pelo menos mais R$ 10 bilhões no mercado de dívida ao longo de 2026, afirmou o diretor financeiro (CFO) da companhia, Daniel Szlak, em entrevista exclusiva à Coluna. O volume se soma aos US$ 1,5 bilhão, cerca de R$ 8 bilhões, levantados esta semana na maior emissão de blue bonds, títulos de dívida destinados ao financiamento de projetos ligados à água e saneamento, já realizada no mundo. As captações têm como principal objetivo financiar a agenda de investimentos voltada à universalização do saneamento, que prevê aportes de cerca de R$ 70 bilhões até 2029. Apesar da geração de caixa robusta, a companhia acessa o mercado para antecipar a execução das obras.
Empresas de crédito de carbono apostam em regulamentação para destravar bilhões em negócios
As empresas que geram créditos de carbono começam o ano de olho na regulamentação do mercado pelo governo brasileiro, que terá potencial de aumentar de forma exponencial a demanda de setores poluidores por esses ativos e destravar bilhões de reais em negócios. Companhias geradoras de crédito de carbono como Carbonext, que tem a Shell como acionista; a Re.green, dos Moreira Salles e Armínio Fraga; a Mombak, do ex-CEO da 99 Peter Fernandez; a Systemica, ligada ao BTG; e a Future Climate, que tem Luciano Huck e Carol Paiffer como investidores minoritários, podem se beneficiar das novas regras. Representantes dessas empresas, que são as maiores do setor, disseram à Folha que esse é o principal foco para 2026.
Rota 2 de Julho: Projeto que vai ao TCU proíbe participação da ViaBahia
A proposta de edital para a nova concessão das BRs 116/324/BA, a antiga ViaBahia, agora chamada de Rota 2 de Julho, proibirá a participação da antiga concessionária e qualquer empresa ligada a ela. A restrição foi pedida pelo Ministério dos Transportes e aprovada na reunião de diretoria colegiada da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) nesta quinta-feira (29). Agora, o processo segue para o TCU (Tribunal de Contas da União), que analisará a restrição e outros aspectos da modelagem proposta. Caso a modelagem seja aprovada, a concessão pode ser levada a leilão, cuja previsão do governo é que ocorra neste ano.
Conta de luz baratas: Aneel anuncia bandeira tarifária verde para fevereiro
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manteve a bandeira tarifária verde para o mês de fevereiro, o que significa que não haverá cobranças extras nas contas de luz dos consumidores. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, 30, e reflete a melhora nas condições hidrológicas em grande parte do país. Nos últimos 15 dias de janeiro, houve aumento no volume de chuvas em relação à primeira quinzena do mês, resultando na recuperação dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.