LeftRight

Seção : DESTAQUE

Reportagens sobre as últimas iniciativas da Abdib e dos comitês de trabalho da entidade em várias áreas e setores econômicos


Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib, participou de dois eventos na última semana – Seminário Brasil 2018, pela Amcham, dia 4, e Infra2038, no dia 5 – nos quais abordou os desafios para a retomada do crescimento econômico sustentável. Tadini fez uma avaliação histórica, demonstrou a importância do papel do Estado no setor e recomendou medidas.


A Abdib lança no dia 5 de dezembro, na sede da entidade, uma iniciativa com a Desenvolve SP, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o BNDES e a International Finance Corporation (IFC) para apoiar o país em uma das principais carências existentes no setor de infraestrutura atualmente: a ausência de projetos de boa qualidade para licitação que atraiam investidores para investimentos privados em infraestrutura via concessões e PPPs.


Após reunião com 13 governadores e com o objetivo de reforçar a arrecadação dos estados, o presidente do Senado, Eunício Oliveira, anunciou no dia 7 que incluirá na pauta do Plenário o projeto que normatiza as operações de securitização de dívida tributária, prevista no projeto de lei do Senado (PLS) 204/2016, do senador José Serra (PSDB-SP).


Abdib e Frente Nacional de Prefeitos (FNP) realizaram reunião no dia 6 de novembro, em São Paulo, para discutir programas e ações para fomentar investimentos em infraestrutura nos municípios por meio de concessões e PPPs. A agenda de trabalho foi capitaneada por Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib, e Jonas Donizete, presidente da FNP.


O Comitê de Mobilidade Urbana da Abdib retomou atividades em reunião realizada dia 1 de novembro. O coordenador do comitê, Flávio Borges Carvalho (CCR), narrou aos empresários a evolução da agenda de discussões nos últimos três anos, incluindo aspectos, benefícios e desafios para fazer avançar no Brasil o conceito de autoridade metropolitana para o setor de transportes públicos nas metrópoles brasileiras. O tema foi escolhido como prioridade pelos empresários.


Estão abertas as inscrições para o 8º Fórum Mundial da Água, o maior evento do planeta sobre o tema, que acontecerá em Brasília, entre os dias 18 e 23 de março de 2018. O Fórum transformará Brasília na capital mundial da água e deverá receber mais de 60 chefes de Estado, além dos maiores especialistas internacionais relacionados ao tema.


O presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, participou, dia 31 de outubro, em São Paulo, do V Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo, em um painel dedicado a avaliar a importância da realização da oitava edição do Fórum Mundial da Água no Brasil em março de 2018.


Dyogo Henrique de Oliveira, ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e Venilton Tadini, presidente-executivo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), assinam, no dia 26 de outubro, às 12h, na sede do ministério, em Brasília, um termo de cooperação técnica para fortalecer o planejamento das áreas de infraestrutura.


A Abdib retomou as atividades do Comitê de Aeroportos, coordenado agora por Marcelo Allain (BR Infra Group), ex-secretário de Articulação de Investimentos de Parcerias do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), no dia 18 de outubro, na sede da entidade. O primeiro objetivo foi organizar uma agenda de discussões para nortear o trabalho dos empresários.


Igor Rocha, diretor de Planejamento e Economia da Abdib, participa esta semana da conferência global do INET. Participam da iniciativa economistas como Thomas Ferguson, Joseph Stiglitz, George Akerlof e Mariana Mazzucato.


Dentro da possibilidade de reestruturação da Sabesp a partir da Lei 16.525/2017, a subsecretária de Parcerias e Inovação do Governo do Estado de São Paulo, Karla Bertocco, explicou que o governo de São Paulo, historicamente, tem preferência de atuar em parceria com o setor privado nos investimentos em diversos setores.