LeftRight

Seção : DESTAQUE

Reportagens sobre as últimas iniciativas da Abdib e dos comitês de trabalho da entidade em várias áreas e setores econômicos


A taxa de investimento em infraestrutura sobre o PIB deve recuar novamente – de 1,7% em 2016 para 1,5% em 2017, de acordo com levantamento recentemente realizado pela Abdib. Essa informação foi abordada por Igor Rocha, diretor de Planejamento e Economia da Abdib, em congresso de executivos financeiros do IBEF-SP, no dia 27 de setembro, em São Paulo.


Qual é o retrato da indústria brasileira atualmente? E a importância dela para a economia no presente e no futuro? Como reverter os números ruins do setor diante de problemas que persistem? Há medidas pragmáticas ou é preciso apostar em soluções horizontais, como reformas econômicas e educação? O presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, encontrou oportunidade para discorrer sobre esses temas no 3º Congresso Brasileiro da Indústria de Máquinas e Equipamentos, em São Paulo, dia 18 de setembro.


Ambientalistas e organizadores do 8º Fórum Mundial da Água se reuniram em evento organizado pela SOS Mata Atlântica para debater o engajamento da sociedade civil no Fórum, para o qual são esperados mais de 40 mil participantes, entre representantes de governos, da sociedade civil, empresários e especialistas. O evento aconteceu na sexta-feira passada (15), em São Paulo. A Abdib é apoiadora e integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).


O setor de iluminação pública se transformou no principal mercado na atualidade para investidores interessados em assumir a operação de serviços públicos por meio de parcerias público-privadas (PPPs). Há programas conduzidos por instituições de fomento e governos, em âmbito estadual e federal para ajudar a transformar o potencial do mercado em realidade. Mas é preciso dar atenção, também, às fontes de financiamento, à instituição da arrecadação específica e às estruturas de garantias, disse o presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, no seminário PPP Fórum Ilumina Brasil, realizado dia 30 de agosto, em São Paulo.


Em seminário promovido pelos escritórios de advocacia Leite, Tosto e Barros Advogados e Allen & Overy sobre tendências e aspectos envolvendo a arbitragem no Brasil e no mundo, o presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, convidado para inaugurar as apresentações e discussões, avaliou a conjuntura no setor de infraestrutura e as diretrizes para o país retomar e acelerar investimentos diante de um ambiente político e econômico desafiador.


Mais de 30 profissionais das empresas associadas da Abdib participaram de um debate promovido pela entidade, em São Paulo, dia 22 de julho, para avaliar as mudanças e os impactos das regras da reforma trabalhista, sancionada na forma da Lei 13.467/2017 pelo Presidente da República em 13 de julho.


O lançamento comercial do 8º Fórum Mundial da Água superou expectativas dos organizadores do evento. Durante o lançamento, realizado dia 16 de agosto, em São Paulo, foram comercializados mais de 2 mil metros quadrados de área. Considerando também os espaços reservados, cerca de 40% da área total disponível para expositores já está ocupada. Aproximadamente cem pessoas compareceram ao encontro, interessados em detalhes e valores das oportunidades oferecidas pelo evento global, que deve atrair 40 mil pessoas ao Brasil em março de 2018.