LeftRight

Seção : SALA DE IMPRENSA

As últimas informações produzidas pela Abdib


O lançamento comercial do 8º Fórum Mundial da Água superou expectativas dos organizadores do evento. Durante o lançamento, realizado dia 16 de agosto, em São Paulo, foram comercializados mais de 2 mil metros quadrados de área. Considerando também os espaços reservados, cerca de 40% da área total disponível para expositores já está ocupada. Aproximadamente cem pessoas compareceram ao encontro, interessados em detalhes e valores das oportunidades oferecidas pelo evento global, que deve atrair 40 mil pessoas ao Brasil em março de 2018.


O professor Fernando Fleury abordará os desafios e a dinâmica setorial e as alternativas de para financiar a infraestrutura. A palestra, dia 24 de agosto, na sede da Abdib, em São Paulo, será gratuita. Fleury é doutor e mestre em Administração pela USP, mestre em Economia de Empresas pela FGV e coordenador do curso de project finance do Educorp, programa de educação corporativa da Abdib, cujas aulas estão programadas para começar dia 21 de setembro.


O presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, participou de audiência pública no Senado Federal para discutir os termos e os impactos da MP 777/2017, que institui a Taxa de Longo Prazo (TLP) a partir de 1° de janeiro de 2018, substituindo a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). A entidade demonstrou contrariedade à MP 777/2017 nos termos atuais.


Como o Brasil pode aumentar a produtividade por meio de ganhos logísticos? Quais investimentos são necessários para a diminuição do custo Brasil e aumento da competitividade? Essas duas perguntas foram postas pela organização do 5º Fórum Nacional de Infraestrutura e Logística, promovido pelo Lide, em São Paulo, dia 10 de agosto, ao presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini.


Em debate na Abdib dia 7 de agosto, em São Paulo, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) disse que pretende entregar até 20 de agosto o relatório da reforma tributária, elaborado no âmbito de uma comissão especial da Câmara dos Deputados, da qual é relator. Hauly ressaltou que já realizou 62 palestras (incluindo a na Abdib) e recebeu 110 entidades em reuniões para discutir aspectos da reforma.


Durante a visita da delegação de empresários e autoridades do Reino Unido à sede da Abdib, para interagir sobre experiências e oportunidades de negócios e investimentos bilaterais com os representantes das empresas associadas da entidade, Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib, e Mark Garnier, ministro adjunto britânico do Comércio Internacional, assinaram uma carta de intenções na qual se comprometem com ações para incrementar investimentos e parcerias.


Além da oferta de uma linha de financiamento de 3 bilhões de libras para investimentos em infraestrutura no Brasil, mediante aquisição de bens e serviços de empresas daqueles países que representem, no mínimo, 20% do desembolso, o ministro adjunto britânico do Comércio Internacional, Mark Garnier, ressaltou a experiência das empresas do Reino Unido na construção e operação de empreendimentos de infraestrutura e a disposição de compartilhar informações e aprendizado com empresas brasileiras.


Está aberta até 23 de agosto a chamada pública para organizações e pessoas interessadas em coordenar ou contribuir, de forma voluntária, para a organização e realização das sessões temáticas no 8º Fórum Mundial da Água. A iniciativa visa definir a programação de assuntos a serem tratados no fórum em grandes temas: clima, pessoas, desenvolvimento, urbano, ecossistemas, financiamento, compartilhamento, capacitação e governança. A Abdib é apoiadora e integrante do Comitê Organizador Nacional do evento.


Devido à deterioração do quadro fiscal, taxa caminha para o menor patamar desde 2003. Quadro é resultado da deterioração fiscal. Integrantes de pastas ligadas à infraestrutura relatam falta de dinheiro até para despesas de custeio, como aluguéis.

Fonte: O Globo


Estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre) e para o Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo (Selur) demonstram os desafios econômicos e financeiros para a implantação e operação de diversas alternativas para o gerenciamento adequado dos resíduos sólidos.


A quarta reunião do Comitê de Iluminação Pública da Abdib, criado para fomentar o desenvolvimento de PPPs no setor, contou com a presença de quase 40 pessoas. O objetivo do comitê é fomentar o investimento privado na infraestrutura de iluminação pública municipal por meio de contratos de parcerias público-privadas (PPP), com enorme potencial para redução do consumo de energia e melhora significativa da eficiência na operação e na prestação de serviços aos cidadãos.