LeftRight

Seção : NOTAS


Elaborado pelo  Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura (CERI/FGV) e Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio) com base no seminário 20 Anos da Lei de Concessões realizado em outubro de 2015. O documento apresenta às principais temáticas desenvolvidas no Seminário por diversos estudiosos, com abordagem dos gargalos setoriais, avanços  alcançados e perspectivas para a infraestrutura. O estudo tem a coordenação de Joísa Campanher Dutra e Patrícia Regina Pinheiro Sampaio.


A publicação com autoria de Frederico Bopp Dieterich e apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID, faz uma análise das estruturas de garantias nos projetos de Parcerias Público-Privadas no Brasil.

No documento são apresentados os instrumentos de mitigação de riscos disponíveis , o papel das agencias estaduais de fomento e dos bancos de desenvolvimento para os projetos de PPPs  . A importância do Governo Federal no apoio aos governos estaduais e municipais no desenvolvimento de projetos na modalidade de Parcerias Público-Privadas são temas de um capítulo do documento.

No texto ainda são apresentados estudos de casos dando ao leitor maior entendimento dos projetos de PPPs no Brasil.

Clique aqui para acessar o documento.


A nova realidade dos preços baixos das commodities influenciam o crescimento econômico e  consequente desenvolvimento humano, em especial dos países em desenvolvimento e dependentes de produtos básicos.  

Nesta publicação a Unctad analisa e propõe opções de politicas econômicas para a expansão destes países cuja a economia e seu crescimento sofre grande influencia dos preços das commodities.

Clique aqui para acessar o documento.


A publicação com autoria da Cepal e Agência Alemã de Cooperação Internacional,  faz uma análise da produtividade industrial, eficiente e transformadora, como fator determinante para o desenvolvimento econômico, especialmente para os países da América Latina e Caribe.  No texto a estrutura produtiva com melhor alocação das políticas industriais e otimização das capacidades tecnológicas são apontados como  fatores essenciais para o crescimento econômico e desenvolvimento regional.   

Clique aqui para acessar o documento.


Esta publicação do Banco Mundial analisa o setor de infraestrutura no Brasil trazendo indagações do atraso setorial e implicações para as perspectivas de crescimento.

O relatório faz uma analise do PPI trazendo recomendações para que o setor de infraestrutura se torne indutor da recuperação econômica no Brasil.

Para download acesse o link:

http://documents.worldbank.org

 


A edição n.116, intitulada “Explicitando as contribuições para o desenvolvimento no BNDES; a tese de impacto de investimento em projetos (Tiip) como método de avaliação ex-ante”, apresenta a referida tese e detalha seus critérios de avaliação. Esta metodologia foi desenvolvida pela equipe do Departamento de Prioridades e Enquadramento da Área de Planejamento e Pesquisa do BNDES (APP/DEPRI) com o objetivo de identificar o impacto esperado dos projetos submetidos à instituição, desde a entrada da solicitação de apoio financeiro.

Para download acessar o link clique aqui


O Instituto de Estudos para o desenvolvimento Industrial (IEDI) divulgou um importante estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre situação da indústria mundial, assim como, os modelos de políticas industriais adotadas por diversos países. Trabalhos de importantes instituições e de economistas reconhecidos mundialmente mostram que este tema continua em voga no debate internacional e que medidas de política industrial continuam sendo adotadas pelos países, sejam desenvolvidos ou emergentes. Assim, no atual contexto brasileiro de agravamento do processo de desindustrialização da economia, que dificulta a retomada do crescimento e o aumento da produtividade, o estudo nos parece pertinente.

Clique no link para ver o estudo da OCDE:

 http://www.iedi.org.br/artigos/top/analise


Artigo elaborado pelos Professores do IE-Unicamp, Fernando Sarti e Célio Hiratuka, analisa a evolução negativa da indústria brasileira no período recente perpassando questões conjunturais e estruturais. Trazem a tona o cenário econômico doméstico adverso, mas também as mudanças estruturais que ocorreram na indústria mundial e logo condicionaram a má performance da indústria brasileira.

O estudo pode ser acessado pelo link: www.eco.unicamp.br/docprod


O artigo dos Pesquisadores Manoel Pires (FGV/IBRE) e Rogério Costanzi (IPEA), publicado na revista Conjuntura Econômica, coaduna com a apresentação do economista Bernard Appy, e procura apresentar questões pouco discutidas sobre a reforma da previdência.

“Entre os mitos da reforma da Previdência e o que é essencial”

Autores: Manoel Pires e Rogério Nagamine Costanzi

Artigo publicado na revista Conjuntura Econômica, volume 71, Março 2017

O economista Bernard Appy – Diretor do Centro de Cidadania Fiscal – é um dos principais especialistas em contas públicas do país. A apresentação recomendada traz dados importantes para reflexão sobre o tema.

Clique aqui para ver a apresentação de Bernard Appy