LeftRight

Seção : NOTAS


A nova realidade dos preços baixos das commodities influenciam o crescimento econômico e  consequente desenvolvimento humano, em especial dos países em desenvolvimento e dependentes de produtos básicos.  

Nesta publicação a Unctad analisa e propõe opções de politicas econômicas para a expansão destes países cuja a economia e seu crescimento sofre grande influencia dos preços das commodities.

Clique aqui para acessar o documento.


A publicação com autoria da Cepal e Agência Alemã de Cooperação Internacional,  faz uma análise da produtividade industrial, eficiente e transformadora, como fator determinante para o desenvolvimento econômico, especialmente para os países da América Latina e Caribe.  No texto a estrutura produtiva com melhor alocação das políticas industriais e otimização das capacidades tecnológicas são apontados como  fatores essenciais para o crescimento econômico e desenvolvimento regional.   

Clique aqui para acessar o documento.


Esta publicação do Banco Mundial analisa o setor de infraestrutura no Brasil trazendo indagações do atraso setorial e implicações para as perspectivas de crescimento.

O relatório faz uma analise do PPI trazendo recomendações para que o setor de infraestrutura se torne indutor da recuperação econômica no Brasil.

Para download acesse o link:

http://documents.worldbank.org

 


A edição n.116, intitulada “Explicitando as contribuições para o desenvolvimento no BNDES; a tese de impacto de investimento em projetos (Tiip) como método de avaliação ex-ante”, apresenta a referida tese e detalha seus critérios de avaliação. Esta metodologia foi desenvolvida pela equipe do Departamento de Prioridades e Enquadramento da Área de Planejamento e Pesquisa do BNDES (APP/DEPRI) com o objetivo de identificar o impacto esperado dos projetos submetidos à instituição, desde a entrada da solicitação de apoio financeiro.

Para download acessar o link clique aqui


O Instituto de Estudos para o desenvolvimento Industrial (IEDI) divulgou um importante estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre situação da indústria mundial, assim como, os modelos de políticas industriais adotadas por diversos países. Trabalhos de importantes instituições e de economistas reconhecidos mundialmente mostram que este tema continua em voga no debate internacional e que medidas de política industrial continuam sendo adotadas pelos países, sejam desenvolvidos ou emergentes. Assim, no atual contexto brasileiro de agravamento do processo de desindustrialização da economia, que dificulta a retomada do crescimento e o aumento da produtividade, o estudo nos parece pertinente.

Clique no link para ver o estudo da OCDE:

 http://www.iedi.org.br/artigos/top/analise


Artigo elaborado pelos Professores do IE-Unicamp, Fernando Sarti e Célio Hiratuka, analisa a evolução negativa da indústria brasileira no período recente perpassando questões conjunturais e estruturais. Trazem a tona o cenário econômico doméstico adverso, mas também as mudanças estruturais que ocorreram na indústria mundial e logo condicionaram a má performance da indústria brasileira.

O estudo pode ser acessado pelo link: www.eco.unicamp.br/docprod


O artigo dos Pesquisadores Manoel Pires (FGV/IBRE) e Rogério Costanzi (IPEA), publicado na revista Conjuntura Econômica, coaduna com a apresentação do economista Bernard Appy, e procura apresentar questões pouco discutidas sobre a reforma da previdência.

“Entre os mitos da reforma da Previdência e o que é essencial”

Autores: Manoel Pires e Rogério Nagamine Costanzi

Artigo publicado na revista Conjuntura Econômica, volume 71, Março 2017

O economista Bernard Appy – Diretor do Centro de Cidadania Fiscal – é um dos principais especialistas em contas públicas do país. A apresentação recomendada traz dados importantes para reflexão sobre o tema.

Clique aqui para ver a apresentação de Bernard Appy