LeftRight

Seção : AGENDA

Um resumo das mais recentes iniciativas e reuniões promovidas pela Abdib na busca por um ambiente de negócios mais amigável aos investimentos em infraestrutura


Em reunião realizada em 22 de fevereiro, o Comitê de Iluminação Pública da Abdib recebeu Marcelo Bruzzi, CEO da BHIP, concessionária privada responsável pela modernização dos 180.000 pontos da rede de iluminação pública da capital mineira por meio de um contrato de parceria público-privada de 20 anos.


Abdib promove hoje, dia 22 de fevereiro, reunião do Comitê Tributário – Fiscal, coordenado por Lauro Celidonio (Mattos Filho). Advogados e especialistas buscam solucionar problemas enfrentados pelo conjunto das empresas que atuam nos setores de infraestrutura. Um dos temas da pauta é compensação de créditos tributários.


24 de janeiro. Abdib promove reunião do Comitê de Indústria da entidade, coordenado por André Clark (Siemens), para discutir um plano de ação para a Abdib liderar uma discussão para o desenvolvimento de uma política industrial nacional ampla de longo prazo e para aprofundar a discussão de como os gargalos de infraestrutura e preços macroeconômicos impactam na competitividade do setor industrial. Além disso, os empresários querem avaliar o que o conceito Indústria 4.0 significa para os agentes de infraestrutura no Brasil e auxiliar na superação das dificuldades enfrentadas pela indústria de transformação para recuperação dos investimentos.


15 de dezembro. Empresários dos setores de rodovias e aeroportos trabalham na discussão e na redação de um documento com pontos importantes a serem considerados nas regras que vão regular o processo de cálculo de indenização em casos de concessões com término de contrato antecipado. O documento será encaminhado às autoridades públicas.


08 de dezembro. Integrantes do Comitê de Aeroportos da Abdib se reúnem para avaliar iniciativas regulatórias do setor aeroportuário federal com a presença do secretário de Fomento e Parcerias do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Dino Antunes Dias Batista.


14 de dezembro. Rogério Tavares, membro do Conselho Consultivo da Abdib e coordenador do Comitê de Recursos Hídricos e Saneamento da entidade, participa do seminário sobre os mecanismos de apoio do mercado de capitais para o desenvolvimento do saneamento básico no Brasil, organizado pelo Ministério do Planejamento e pelo BNDES no Salão Nobre do Ministério do Planejamento, em Brasília.


13 de dezembro.  Abdib promove reunião do Comitê de Ética da entidade, em São Paulo, para discutir o andamento de um trabalho da entidade que se propõe a compor uma matriz de riscos das vulnerabilidades no relacionamento das empresas com a administração pública.


11 de dezembro. A Abdib promove seminário “A Hora e a Vez do Gás Natural” para discutir os desafios e as oportunidades de investimento no setor de gás natural em evento com a presença de autoridades e investidores.


07 de dezembro. Abdib promove reunião do Comitê de Transmissão de Energia para discutir aspectos do plano de ação do grupo e assuntos que são alvo atualmente de consultas e audiências públicas para avaliar as contribuições da Abdib nestes processos.


06 de dezembro. Empresários e especialistas de grupos de trabalho dos comitês de Aeroportos e Rodovias discutem preocupações em torno das regras para regular a indenização possivelmente devida para investidores por término antecipado de contratos de concessão.


05 de dezembro. A Abdib lança iniciativa com a Desenvolve SP, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o BNDES e a International Finance Corporation (IFC) para apoiar o país em uma das principais carências existentes no setor de infraestrutura atualmente: a ausência de projetos de boa qualidade para licitação que atraiam investidores para investimentos privados em infraestrutura via concessões e PPPs.


05 de dezembro. Abdib promove reunião do Conselho Consultivo, cuja pauta principal foi o lançamento de uma iniciativa da entidade com instituições parceiras para aumentar a quantidade e a qualidade de estudos e projetos para permitir acelerar o volume de investimentos privados na infraestrutura via concessões e parcerias público-privadas (PPP).


05 de dezembro. O presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, participou da abertura do evento De-risking PPPs: Paving the win-win game for Brazilian infrastructure, cujo objetivo foi debater e identificar propostas para redução e mitigação dos riscos de concessões em infraestrutura no Brasil. Tadini analisará passado, presente e futuro da infraestrutura brasileira.