LeftRight

Seção : AGENDA

Um resumo das mais recentes iniciativas e reuniões promovidas pela Abdib na busca por um ambiente de negócios mais amigável aos investimentos em infraestrutura


13 de abril. Em reunião realizada na sede da Abdib, integrantes do Comitê Legal e Tributário avaliam diversos temas de âmbito tributário, entre eles a Medida Provisória MP 766/2017, que institui o Programa de Regularização Tributária (PRT).


12 de abril. Cintia Torqueto, coordenadora de Eventos e Relações Institucionais, e Dráusio Barreto, coordenador-executivo do Comitê de Resíduos Sólidos da Abdib, participam de reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, em Brasília.


12 de abril. Abdib realiza um debate sobre Mobilidade Urbana e Novas Tecnologias com apresentações de Osvaldo Gogliano Sobrinho, coordenador do Curso de Mobilidade Urbana do EduCorp, programa de educação corporativa da Abdib, e de Arnaldo Pereira, membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) e secretário-executivo da Comissão Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS).


Abdib promove reunião do Comitê de Transmissão de Energia para discutir, entre outros temas, critérios e procedimentos de fiscalização nos ativos, além de interação com órgãos reguladores. O comitê também avalia um conjunto de assuntos considerados prioritários pelas empresas – impacto da carga tributária na tarifa, renumeração adequada dos investimentos, excludente de responsabilidade, entre outros – para constar na pauta para próximas reuniões.

AGENDA: BNDES

30/03/2017

30 de março. Empresários da Abdib recebem a presidente do BNDES, Maria Silvia Bastos Marques, além de diretores do banco de fomento, para discutir aspectos da política operacional do BNDES e propostas para o financiamento dos investimentos de infraestrutura.


29 de março. Abdib realiza reunião do Comitê de Resíduos Sólidos para discutir aspectos de uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho para o setor de limpeza urbana e o Projeto de Lei 2.289/2015, que prorroga o prazo para disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos.


29 de março. Ralph Lima Terra, vice-presidente-executivo da Abdib, participa de reunião do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na qual foram discutidas questões referentes ao plano de renovação de concessões e as perspectivas para o sistema ferroviário nacional.


29 de março. Abdib promove reunião de empresários brasileiros com comitiva de autoridades e empresários canadenses, liderada por Mark Romoff, presidente do Canadian Council for PPP, em parceria com o Consulado Geral do Canadá, para discutir as experiências dos dois países na superação de entraves no desenvolvimento de projetos de infraestrutura.


28 de março. Ralph Lima Terra, vice-presidente-executivo da Abdib, participa da apresentação da Agenda Legislativa da Indústria 2017, documento elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 131 propostas em discussão no Congresso Nacional.


28 de março. Venilton Tadini, presidente-executivo da Abdib, participa do I Fórum Canada-Brasil de Infraestrutura, realizado pelo Consulado Geral do Canadá, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, no qual é moderador de um painel para discutir a realidade no setor de infraestrutura brasileiro e comparar o desenvolvimento de projetos de PPPs no Brasil e no Canadá.


O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Dyogo Oliveira, será recebido pelos empresários do Conselho de Administração e o Conselho Consultivo da Abdib no dia 24 de março, às 10h00, na sede da Abdib, em São Paulo. O ministro estará disponível para conversar com jornalistas somente após o fim da reunião (aproximadamente 12h30). Dyogo Oliveira vai apresentar informações sobre a situação econômica e as ações do governo federal para melhorar o ambiente de negócios e promover investimentos em infraestrutura. Em seguida, a Abdib apresentará ao ministro o Observatório da Infraestrutura, uma uma iniciativa em fase de desenvolvimento que pretende ser fonte de informação essencial para contribuir com o fortalecimento do planejamento na infraestrutura.


21 de março. Abdib realiza reunião para discutir contribuições para o texto da Medida Provisória 752/2016 que aborda sobre prorrogação antecipada e relicitação dos contratos de concessão em setores como aeroportos, rodovias e ferrovias.


21 de março. Ralph Lima Terra, vice-presidente-executivo da Abdib, participa do Workshop Desafios e Oportunidades em Ações Coletivas de Combate à Corrupção, organizado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU em parceria com United Nations Global Compact.


17 de março. Abdib participa do lançamento regional do IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), na sede da prefeitura de São Paulo. O evento contou com a presença do presidente da FNP, Márcio Lacerda, do prefeito de São Paulo, João Doria; do vice-governador de São Paulo, Márcio França; e seis prefeitos da região metropolitana, além do prefeito de Campinas, Jonas Donizette. A Abdib é uma das apoiadoras do evento que ocorre entre os dias 24 e 28 de abril, em Brasília.


16 de março. A Abdib promove o seminário “As Soluções para o Saneamento Básico e os Recursos Hídricos no Brasil” em São Paulo com a presença de autoridades dos governos federal, estaduais e municipais, além de presidentes de empresas públicas e privadas e especialistas do setor.