ago

Governo do Reino Unido oferece linha de financiamento para infraestrutura no Brasil

Uma comitiva de autoridades e empresários britânicos desembarcou no Brasil no dia 31 de julho para um roteiro de compromissos oficiais e comerciais para impulsionar a carteira de negócios e investimentos entre Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) e o Brasil.

A programação incluiu encontros com autoridades federais e estaduais em Brasília e São Paulo. No dia 1 de agosto, houve apresentações e debates para empresários brasileiros na Abdib, com ênfase nas oportunidades de investimentos em infraestrutura.

Diante da necessidade de aumentar investimentos em infraestrutura no Brasil e da existência de programas com projetos mais bem estruturados, a comitiva do Reino Unido visitou o país para oferecer experiências bem-sucedidas, informações e uma linha de crédito para investimentos em infraestrutura no montante de 3 bilhões de libras. A contrapartida para acessar os recursos, além de garantias habituais, é a aquisição de bens e serviços de firmas daqueles países em um valor equivalente a, no mínimo, 20% do valor emprestado.

Estruturas de financiamento – O presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, disse que uma das intenções do encontro promovido na entidade com empresários e autoridades dos dois países é estruturar uma força tarefa para discutir ações para reforçar o mercado de capitais e estruturas de financiamento de projetos na área de infraestrutura, discutindo experiências bem sucedidas.

Tadini lembrou que Abdib participará de outra missão, para Londres, em novembro deste ano, em convênio com a London School of Economics (LSE), envolvendo equipes do governo federal, do Programa de Parceria de Investimentos (PPI), do governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura do Município de São Paulo com intuito de realizar um curso de uma semana para executivos que termina com apresentação de projetos e estruturação de negócios.

Cenário – Igor Rocha, diretor de Economia e Planejamento da Abdib, explicou a empresários e autoridades aspectos da conjuntura macroeconômica brasileira, a trajetória dos investimentos aplicados nas áreas de infraestrutura no Brasil e evoluções na regulação e no planejamento dos projetos de infraestrutura no país. Em destaque, explicou o funcionamento do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do governo federal e também mecanismos de hedge cambial para atração de recursos estrangeiros inseridos em contratos recentes de concessões leiloadas pelos governos federal e paulista.

A delegação de empresários e autoridades do Reino Unido, liderada pelo ministro adjunto britânico do Comércio Internacional, Mark Garnier, contou com executivos do UK Export Finance, Financial Services Organisation, Infrastructure and Project Authority, Crossrail International, Arup, London Stock Exchange, Bank of England, Green Investment Bank e Aberdeen Asset Management, entre outros.

Pela Abdib, estiveram presentes presidentes e diretores de empresas de energia elétrica, construção, portos, rodovias, seguros, bancos e escritórios de advocacia, entre outras. No total, 50 pessoas participaram do encontro.

Crédito para exportação – A UK Export Finance é a agência de crédito para exportação do Reino Unido. Ela preenche lacunas na oferta de financiamento onde o setor privado quer atuar, com financiamento longo prazo e suporte de crédito. Oferecem garantias para agentes financiadores, e atuam não apenas em dólar e libra, mas em reais também. As operações são garantidas pelo governo britânico.

As operações podem ter prazos que variam de dez a 14 anos, dependendo do setor em questão. A única contrapartida é a aquisição de 20% de conteúdo de firmas britânicas, o que pode incluir serviços como projetos de engenharia ou bens de capital.