nov
30

2017

Abdib participa de premiação e congresso sobre PPP e aborda papel das garantias

125 likes Seção: DESTAQUE


O presidente-executivo da Abdib, Venilton Tadini, participou da abertura e de um painel do PPP Awards & Conference, organizado pela Radar PPP em São Paulo no dia 21 de novembro.

Na inauguração do evento, que premiou melhores projetos e práticas na estruturação de PPPs, Tadini explicou aos empresários e especialistas presentes que há melhor perspectiva de vingarem projetos na esfera municipal do que nos estados e na União, pois as administrações locais estão no início do mandato e não passam por processo eleitoral em 2018.

Nos municípios, o presidente-executivo da Abdib explicou que há uma oportunidade para desenvolver projetos em iluminação pública, resíduos sólidos, saneamento básico e mobilidade urbana. O desafio é estruturar bons projetos e estudos.

“É uma situação paradoxal”, resumiu, listando que o Brasil tem carência de infraestrutura, há liquidez internacional, há investidores no mundo procurando opções de investimento, mas faltam bons projetos no Brasil disponíveis para leilão. A melhor estruturação das garantias servirá para aumentar a capacidade de o projeto ser financiado – e que a Abdib trabalha nessas ações.

Ao moderar painel sobre alternativas de financiamento, o presidente-executivo da Abdib avaliou criticamente a postura de órgãos de controle que, no exercício da função essencial de zelar pelos recursos públicos, se sobrepõem às competências de outros órgãos – e que isso paralisa ou atrasa muitas ações.

Ao finalizar, Tadini indicou importância de os agentes públicos e privados avançarem na estruturação de garantias para permitir financiar a infraestrutura por project finance non recourse e ampliar soluções de hedge cambial.

“Não podemos repetir os erros do passado e continuar a construir a casa pelo telhado”, afirmou, explicando que sem project finance non recourse e sem hedge cambial o país não conseguirá viabilizar investimentos no montante necessário.