dez

Abdib lança iniciativa para aumentar disponibilidade de projetos para atrair investimentos privados

A Abdib lança no dia 5 de dezembro, na sede da entidade, uma iniciativa com a Desenvolve SP, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o BNDES e a International Finance Corporation (IFC) para apoiar o país em uma das principais carências existentes no setor de infraestrutura atualmente: a ausência de projetos de boa qualidade para licitação que atraiam investidores para investimentos privados em infraestrutura via concessões e PPPs.

A partir de um termo de cooperação com a Abdib, a Desenvolve SP, agência de fomento do governo paulista, lança uma linha de crédito para financiar empresas que tenham  interesse em tomar empréstimos para utilizar os recursos na estruturação e modelagem de estudos e projetos que podem resultar em concessões e parcerias público-privadas (PPP).

Com a FNP, instituição com missão de promover e apoiar ações que resultem no desenvolvimento sustentável e na oferta de melhores serviços nos municípios, a Abdib assina outro termo de cooperação, desta vez para engajar e apoiar o processo de identificação de demandas de investimento e a preparação dos municípios para impulsionar a modelagem de estudos e projetos pelo setor privado.

A participação do BNDES se dará na forma de apoio na estruturação e na avaliação de projetos, sugerindo aperfeiçoamentos possíveis na modelagem de forma que haja maior taxa de sucesso na concessão futura do empréstimo de longo prazo para os investimentos. Com a IFC, braço do Banco Mundial, será firmado termo de cooperação para incorporar as melhores práticas do mercado mundial na modelagem e estruturação de projetos.

A iniciativa contará com participação de empresas associadas da Abdib que tenham interesse na condução de ações de caráter privado para desenvolver e estruturar estudos e projetos de infraestrutura, permitindo assim ampliar oportunidades de investimentos por concessões e PPPs.

Abdib e Desenvolve SP – Assinatura de termo de cooperação técnica entre Abdib e Desenvolve SP, agência de fomento do Estado de São Paulo, para fomentar o desenvolvimento econômico no território paulista por meio da oferta de linhas de crédito para empresas associadas e/ou parceiras da Abdib. As operações de crédito serão realizadas diretamente entre empresa associada e/ou parceira da Abdib e a Desenvolve SP, atendendo condições de crédito da agência de fomento.

Abdib e FNP – Assinatura de termo de cooperação técnica entre Abdib e de FNP para apoiar a realização de estudos para viabilizar investimentos em projetos de infraestrutura urbana para o desenvolvimento sustentável dos municípios. O apoio poderá ocorrer na forma de promoção de atividades de sensibilização para prefeitos sobre alternativas de colaboração com  a iniciativa privada; divulgação de projetos estruturantes dos municípios; promoção de relacionamento com governos locais sustentado na geração de conteúdo qualificado e no alinhamento de propósitos.

Financiamento para estudos e projetos – Abdib apoiará a elaboração de estudos e projetos de PPP com foco em áreas de infraestrutura urbana – iluminação pública, resíduos sólidos, saneamento básico e mobilidade urbana – mas também em áreas como saúde, educação e segurança, por parte de empresas associadas e/ou parceiras mediante a constituição de fundos de cotas com participação de empresas privadas. As empresas privadas associadas e/ou parcerias da Abdib terão oportunidade de tomar empréstimo com a Desenvolve SP para empregar os recursos na estruturação dos estudos e projetos de PPPs em municípios.

A linha de crédito trará condições de financiamento determinadas pela Desenvolve SP, de acordo com diretrizes da agência de fomento, como prazo de carência, prazo para pagamento da operação de crédito, taxas e custos, entre outras.

O modelo de estruturação de estudos e projetos de infraestrutura desenhado pela Abdib prevê participação financeira de empresas com perfis diversificados que quiserem participar, incluindo investidores, operadores, construtores, consultores e fornecedores, entre outros. As empresas participantes podem competir futuramente nos processos de licitação das concessões e PPPs originadas pela modelagem do setor privado.

A Abdib iniciará a elaboração de estudos e projetos somente após receber autorização dos municípios envolvidos, sem caráter de exclusividade, de forma que outras empresas e instituições interessadas em estudas os mesmos municípios ficam livres para tais iniciativas.