fbpx
Close

4 de maio de 2012

Curso vai formar especialistas em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base e a Fundação Casimiro Montenegro Filho/ITA abrem inscrições para o curso de especialização em Gestão de Infraestrutura Aeroportuária que ocorre em São Paulo, a partir do dia 25 de maio e tem duração de um ano.

As aulas serão ministradas por professores doutores e pós-doutores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e especialistas brasileiros e de instituições internacionais como o Massachusetts Institute of Technology (MIT), com quem o ITA firmou parceria recentemente.

Segundo o diretor de Educação Corporativa da Abdib, Fabio Aidar, a formatação do curso é resultado de uma ampla pesquisa com executivos e especialistas do setor. “Notamos que há preocupação por parte dos profissionais em se aperfeiçoar para compreender e atender às exigências de qualidade e gerenciamento que um empreendimento deste porte requer”, afirma Aidar. Entre as disciplinas da grade estão planejamento e projetos de aeroportos, aspectos construtivos e de manutenção, ocupação e uso do solo em áreas urbanas no entorno dos aeroportos e gestão ambiental aeroportuária.

Para o professor do ITA e coordenador do curso, Anderson Ribeiro Correia, os novos operadores privados terão de se especializar como já ocorreu no passado em outros setores também concedidos à iniciativa privada. “O mercado aeroportuário no Brasil está em momento de transição, com maior uso de tecnologias aeroportuárias, necessidade de investimentos em tempo acelerado, maiores preocupações ambientais, de desenvolvimento comercial e melhoria nos indicadores de qualidade de serviço, questões que demandarão excelência na administração e operacionalização, de forma a trazer e manter novos clientes”, fala Correia.

Parceiras

A Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMF) foi fundada em 1990 pela Associação dos Engenheiros do ITA e um grupo de empresas em razão da necessidade de se criar uma instituição sem fins lucrativos voltada à pesquisa e desenvolvimento na área de tecnologia avançada, para complementar e apoiar, as atividades exercidas pelo ITA, posteriormente prestando serviços de assessoria em projetos de capacitação, ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento científico e tecnológico.

O programa de educação corporativa da Abdib – EduCorp foi fundando em 2004 para formatar e implementar cursos de pós-graduação e extensão sob demanda para empresas do setor de infraestrutura, pelo intermédio de parcerias com instituições de ensino superior de todo o país. Ao longo dos últimos anos foram formados mais de 1.200 alunos em cursos como gestão de energia elétrica, socioambiental, de infraestrutura, project finance e direito da regulação, entre outros.

Saiba mais:

Informações sobre programa e inscrições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *