fbpx
Close

11 de agosto de 2011

Engenheiro ganha espaço no setor público com o PAC

Planta sobre a mesa e planilhas no computador. Durante as oito horas diárias de trabalho, Maurício Kamada, 46, coordenador de engenharia da Caixa Econômica Federal, gere uma equipe de dez engenheiros e dez técnicos que se debruçam sobre croquis e cálculos financeiros.

Entre as funções dele e do time está a de avaliar custos e viabilidade de obras de saneamento, como drenagem e construção de aterros sanitários, que serão financiadas pela Caixa -processo semelhante ao que ocorre em análise de crédito residencial.

Durante quatro anos -antes de tornar-se chefe- analisou plantas, fez vistorias semanais a empreendimentos e fotografou detalhes das obras para acompanhar a aplicação da verba liberada.

A ausência de rotina, diz, é o grande atrativo da função. “Não temos aquele branco de escritório porque não ficamos o tempo todo na empresa.”

Com os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o volume de análises de projetos por engenheiro cresceu, diz. A função deve ser uma das contempladas no próximo concurso da Caixa, programado para 2012 (leia abaixo).

Cada engenheiro acompanha 32 obras ao mesmo tempo -cada uma leva ao menos um ano para ser finalizada.

Com 31 projetos em andamento, Alexandre Pestana, 35, funcionário de Kamada, divide seu tempo entre visitas técnicas a obras e análises de tabelas de custos. “Temos que cumprir metas em prazos curtos”, ressalta ele.

A correria, afirma Kamada, tornou-se comum. A equipe teve de trabalhar pela primeira vez na virada de 2010 para 2011 para suprir a demanda. Promoções “ocorrem a cada dois anos por tempo de trabalho e meritocracia”, diz.

5.000 VAGAS

A Caixa Econômica Federal deve abrir no ano que vem concurso público para a seleção de 5.000 profissionais de níveis técnico e superior. Entre as vagas oferecidas estarão a de técnico bancário e de engenheiro em diversos Estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Os salários vão de R$ 1.784 a R$ 7.931. Ainda não há data para publicação do edital, segundo o banco.

Autora: Patrícia Basílio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *