LeftRight

Tag : Abdib


Após tentativas frustradas do poder público em despoluir o Rio Pinheiros, a iniciativa-privada decidiu, por conta própria, captar dinheiro e financiar estudos para elaborar um projeto de concessão que prevê a requalificação do rio que corta a capital para que suas águas possam ser revertidas permanentemente para a Represa Billings. Isso aumentaria o potencial de geração de energia elétrica na Usina Henry Borden, em Cubatão, e de produção de água na Grande São Paulo.

 

Fonte: O Estado de S. Paulo

A Abdib considerou o resultado do leilão de concessão de quatro aeroportos na esfera federal  bastante satisfatório. A licitação resultou na atração de novos grupos investidores para o setor de infraestrutura brasileiro, com visão de longo prazo e abrindo perspectivas para a modernização e para a expansão da infraestrutura.


Em janeiro de 2007, a Lei 9.433, que institui a política nacional de recursos hídricos, completou 20 anos. A marca alcançada estimulou a Abdib a realizar uma análise para comparar, a partir das inovações da legislação, o legado deixado pela lei duas décadas depois. Segundo a Abdib, a gestão dos recursos hídricos tem evoluído no Brasil, graças à sanção da Lei 9.433/1997. O legado é positivo, dado o nível de organização institucional então existente, mas ainda tímido diante do passivo e das lacunas a serem enfrentados.


A Abdib promoveu, dia 16 de fevereiro, na sede da entidade, em São Paulo, uma cerimônia para marcar o início do Programa Pinheiros Limpo, cujo objetivo é a requalificação ambiental do canal paulistano e da Represa Billings. Trata-se de uma iniciativa da Abdib e da Companhia Paulista de Desenvolvimento (CPD). A meta é captar recursos privados para fazer a modelagem do projeto de concessão com um escopo que englobe implantação, manutenção, operação e administração de requalificação das águas do canal do rio Pinheiros. Abdib e CPD estipularam um prazo de nove meses necessários para produzir os estudos e projetos e realizar a modelagem.


O setor de infraestrutura avaliou positivamente a proposta de criação, pelo governo, de mecanismo para proteger investimentos de volatilidade cambial nas concessões de infraestrutura. O tema será colocado em consulta pública, mas deverá figurar nos contratos de concessões dos aeroportos federais (Fortaleza, Salvador, Florianópolis e Porto Alegre) que têm leilão agendado para 16 de março.

 

Fonte: Valor Econômico

A crise une os maiores bancos no socorro financeiro e estratégico a empresas grandes  e médias devedoras de 90 bilhões de reais. Presidente-executivo da Abdib elogia lançamento do programa de Parceria de Investimentos (PPI), mas lamenta indecisão governamental para promover aditivos de novas obras ou reequilíbrio econômico-financeiro em estoque de projetos com problemas – e critica interferência do TCU em políticas públicas do setor.

 

Fonte: Carta Capital