Notícias do Dia – 08/04/2024

132

ABDIB NA IMPRENSA: Debênture de infra chega, sem fila para emissão enquanto mercado aguarda detalhes

A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) estima que o setor fará mais de R$ 1 trilhão em investimentos até 2027, levando em conta as concessões e PPPs de origem federal, estadual, distrital e municipal. Mas do lado dos potenciais emissores, por enquanto, o compasso é de espera já que não é possível desenhar uma captação com as novas debêntures sem detalhes de enquadramento que virão de cada um dos ministérios e da Receita Federal. Havia grande expectativa com essa divulgação, aguardada para a segunda semana de fevereiro, após o carnaval.

Exame

 

À espera de concessão, Porto de Itajaí vive crise

O Porto de Itajaí (SC), que deverá ser alvo de uma concessão bilionária do governo federal, enfrenta uma grave crise, que se arrasta há mais de um ano. Nos últimos dias, um novo episódio deixou o setor ainda mais preocupado: a ameaça de interrupção do serviço de dragagem, por falta de pagamento da autoridade portuária à empresa responsável. A dragagem é essencial para garantir a profundidade do canal de acesso e a passagem dos navios. A administração municipal, que hoje deve cerca de R$ 17 milhões à Van Oord, prestadora do serviço, tenta buscar recursos federais para quitar a conta passada e as futuras. A empresa já avisou o porto que, caso não haja pagamento até maio, a atividade deverá ser interrompida.

Valor Econômico

 

Crise da Petrobras deve ter dia D nesta segunda-feira

A crise sobre a permanência de Jean Paul Prates no comando da Petrobras deve ter um dia decisivo nesta segunda-feira. O presidente da Petrobras havia solicitado um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva neste começo de semana. Aliados do executivo têm agido nos bastidores para diminuir a tensão e ganhar mais tempo para o executivo no cargo. Aliados de Lula, porém, consideram a situação insustentável. Na agenda do presidente, consta um encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no fim da tarde.

O Globo

 

Estadão estreia projeto ‘Era do Clima’, que vai retratar o impacto das mudanças climáticas

O Estadão lança a partir desta semana um projeto de cobertura jornalística chamado Era do Clima. Seu objetivo é retratar o momento de profundas transformações que as mudanças climáticas – e suas consequências – deflagraram em todos os campos da vida social. Desde que os eventos extremos deixaram de ser fenômenos ocasionais para virarem rotina, muitas vezes trágica, o clima passou a dominar a agenda pública. A questão climática influencia o debate político, muda as práticas das empresas e o comportamento das pessoas, além de provocar uma revolução tecnológica que vai dos carros elétricos ao hidrogênio verde. Uma nova Economia Verde está sendo criada a partir da geração de energia renovável, do mercado de carbono e de práticas sustentáveis de produção.

O Estado de S.Paulo

 

Lula promete conclusão da ferrovia Transnordestina para 2026 ou início de 2027

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o governo federal garantirá os pagamentos necessários para a ferrovia Transnordestina ser concluída até 2027. Ele deu a declaração em discurso feito na obra, e onde assinou a ordem de serviço para a implementação do Ramal do Salgado, ligado à transposição do rio São Francisco, em Iguatu (CE). “O compromisso dessa empresa é que a gente pode terminar isso ou até o final de 2026 ou até o primeiro trimestre de 2027. E eu quero dizer para você, se depender do governo, a gente vai terminar por que o governo vai cumprir todos os acordos firmados e não vai permitir que faltem os recursos necessários para a gente terminar essa ferrovia”, disse o presidente da República.

O Estado de S.Paulo

 

SP deve anunciar detalhes da redução da tarifa e fatia do governo na privatização da Sabesp

O Governo de São Paulo deve definir nos próximos dias como será a oferta de privatização da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Pessoas familiarizadas com o processo ouvidas pela reportagem afirmam que a modelagem da venda de ações já chegou à mesa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e que o anúncio dos detalhes da privatização pode ser feito entre os próximos dias 10 e 17 de abril.

Folha de S.Paulo

 

Paulo Guedes entra na disputa por uma fatia da Sabesp

A gestora de fundos de investimento Yvy Capital, que tem como sócios o ex-ministro Paulo Guedes (Economia) e Gustavo Montezano, ex-presidente do BNDES, fechou acordo com a Aegea Saneamento para participar de um consórcio que disputará a compra de parte da Sabesp. O objetivo do acordo com a Aegea é destravar capital nacional e internacional para projetos voltados à economia de baixo carbono —foco principal da Yvy no momento.

Folha de S.Paulo

 

Setor de energia tenta expandir presença feminina e tem eólicas operadas só por mulheres

Foi durante a pandemia, em 2020, que o censo interno da companhia de energia AES chamou atenção da liderança da companhia. À época, quase todos os funcionários que trabalhavam na operação da empresa eram homens. Antes de o resultado chegar, a realidade já era aparente ao percorrer os corredores das usinas, segundo o diretor de Recursos Humanos da empresa, Rodrigo Porto. “Mas esse censo estampou na nossa cara um número que me dói até hoje. Na nossa operação, a gente tinha 98% de homens e 2% de mulheres”, diz.

Folha de S.Paulo