ABDIB PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA NOVA POLÍTICA INDUSTRIAL

175

O presidente-executivo da ABDIB, Venilton Tadini, e o diretor de Planejamento e Economia, Roberto Guimarães, participaram nesta segunda-feira, dia 22 de janeiro, do evento de lançamento do plano da Nova Indústria Brasil. O evento, realizado as 11h no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento da Indústria e Comércio.

A ABDIB é membro efetivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial —CNDI, coordenado por Alckmin e responsável pela elaboração do documento. De acordo com o projeto, o Nova Indústria Brasil contará com R$ 300 bilhões para investimentos até 2026. O dinheiro será gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social — BNDES, pela Financiadora de Estudos e Projetos — Finep e pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial — Embrapii.

O programa Nova Indústria Brasil conta com seis missões consideradas com os setores industriais apontados como prioritários pelo CNDI. Entre elas estão o aumento do processo de mecanização agroindustrial, a redução em 20% do tempo de deslocamento das pessoas de cada para o trabalho, o aumento do índice de nacionalização da frota dedicada ao transporte público, a digitalização da indústria e a descarbonização da economia.

Veja a íntegra do documento clicando aqui