Nem Negacionismo, Nem Apocalipse!

412

🎧 NO AR o 114º episódio do podcast Nem Negacionismo, Nem Apocalipse! Nesta semana conversamos com Venilton Tadini, presidente da ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base, e Roberto Guimarães, diretor de planejamento e economia da mesma instituição.

✅ Com quase 70 anos de atuação, a ABDIB é referência em medidas em prol do desenvolvimento da infraestrutura do país. A partir de uma ampla gama de empresas associadas dos setores público e privado nas áreas de energia elétrica, petróleo e gás natural, transportes, saneamento ambiental, telecomunicações e indústrias de base, a Associação trabalha no monitoramento de medidas emergenciais, projetos legislativos e políticas de médio prazo que criem perspectivas e atraiam investimento privado para o Brasil.

✅ Venilton Tadini e Roberto Guimarães comentam as possibilidades para alavancar a infraestrutura do país envolvendo o financiamento de projetos. No modelo atual, é possível uma combinação entre as fontes internas de fomentos, como o BNDES ou fundos regionais, e recursos via mercado de capitais. As debêntures incentivadas, que atingem investidores pessoa física, são um caminho, porém para médio e longo prazo as debêntures de infraestrutura são mais adequadas – A lei 14.801, sancionada hoje, 09 de janeiro, trata da emissão de debêntures cujos recursos serão destinados à implementação de projetos de investimento na área de infraestrutura ou de produção econômica intensiva em pesquisa, desenvolvimento e inovação.

✅ Uma das iniciativas mais conhecidas da ABDIB é o “Livro Azul da Infraestrutura”, atualizado anualmente com projetos e projeções de investimentos para os próximos anos em diversos setores da infraestrutura. Disponível em português, inglês, espanhol e mandarim, o livro faz uma radiografia dos projetos de infraestrutura do país e funciona como um guia para melhor orientação ao mercado, incitando a criação de novas políticas públicas e a atração de investimentos a partir de informações precisas e confiáveis.

✅ Acesse o Livro Azul da Infraestrutura 2023 através do link: https://lnkd.in/dyKeCyiT

🎧 Ouça o podcast completo aqui: https://lnkd.in/dDKxQyMG

📲 O podcast NNNA está disponível também nas plataformas Deezer, Google Podcasts e Anchor.

 #infraestrutura #podcastNNNA