ABDIB PARTICIPA DA REUNIÃO DO CDESS — CONSELHÃO

334

O presidente-executivo da ABDIB, Venilton Tadini, participou nesta terça, dia 29 de agosto, da primeira reunião da Comissão Temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social — CDESS, o chamado Conselhão. No encontro foram apresentados os cinco Projetos de Lei considerados mais relevantes para que o país avance na transição energética e se coloque em posição de destaque no cenário internacional:

 PL Mercado Carbono
 PL Off Shore
 PL Hidrogênio
 PL Combustível do Futuro
 PL Economia Circular

O encontro ressaltou a importância da Comissão Temática para contribuir na preparação do programa brasileiro para a Conferência Mundial do Clima — COP-28, que será realizada em Dubai no final deste ano. Essa participação será importante na preparação do Brasil para o COP-30 que se realizará no Brasil em 2025 em Belém-PA.

Na apresentação da Assessora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Executiva do CDESS, Priscila Ayres Feller, foram elencados os seis grupos que deverão se desenvolver os trabalhos do Comitê temático, são eles: finanças sustentáveis, bioeconomia, adensamento tecnológico, economia circular, nova infraestrutura verde e transição energética.

Foi enfatizado, ainda, o plano de transformação ecológica que está em desenvolvimento no Ministério da Fazenda e que se propõe a realizar uma mudança profunda na economia brasileira. Todos os setores serão impactados em prazo que se espera ser relativamente curto. É uma agenda para 3,5 anos.

Após apresentação a assessora Priscila passou a palavra para coordenadores e conselheiros para fazerem observações e sugestões e na próxima reunião serão colhidas sugestões apresentadas e acelerar a implementação do programa do Comitê.