Minas Gerais prepara segunda rodada de leilões rodoviários

391

O Governo do Estado de Minas Gerais planeja lançar neste ano o edital de mais um leilão rodoviário, do lote Ouro Preto-Mariana, que deverá gerar investimentos de R$ 3 bilhões, o trecho terá aproximadamente 190 km deverá receber um total de 80 km de duplicações.
Além disso, o governo de Minas pretende realizar uma nova rodada de concessões de estradas. Assim, cerca de 5.000 km de vias estaduais serão incluídas no programa e farão parte de novos lotes, segundo o secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno.
A atual rodada de concessões deverá ser encerrada com o projeto de Ouro Preto-Mariana. O objetivo é publicar o edital no segundo semestre deste ano, de acordo com o vice-governador do Estado, Mateus Simões (Novo).
Simões explica que o principal desafio dessa concessão é chegar a um valor da tarifa viável, considerando o volume elevado de investimentos e a alta complexidade das obras.
Para viabilizar o contrato, o governo estadual estuda utilizar os recursos do acordo de reparação com a empresa mineradora Vale, pelos danos causados no rompimento da barragem de Mariana, que está em processo de repactuação.
O ideal seria utilizar parte dos recursos do acordo de Mariana para realizar parte das obras no local ou em forma de um aporte público na concessão, que seria por meio de uma Parceria Público-Privada. (Valor Econômico)