Contrato de concessão do Parque Estadual do Ibitipoca é assinado

268

Hoje (24), foi publicado no Diário Oficial do Estado o aviso de assinatura do contrato de concessão do Parque Estadual do Ibitipoca (MG), assinado ontem (23), com a Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura (Parques FIP).
Agora, as atividades de ecoturismo e visitação poderão ser usadas para fins de exploração econômica. Anteriormente, a conservação do parque era responsabilidade do governo de Minas Gerais por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF).
O valor total do contrato ultrapassa os R$ 188 milhões, em que abrange o total de investimentos obrigatórios, despesas pré-operacionais e custos operacionais previstos durante todo o contrato que terá duração de 30 anos.
A empresa também administrará o Parque Estadual do Itacolomi, nos municípios mineiros de Ouro Preto e Mariana. A licitação para a concessão deste parques ocorreu na modalidade concorrência e a empresa deveria oferecer valor maior ou igual a R$ 391.440,56.
O fundo de investimento que passará a explorar os parques é administrado pelo Banco Daycoval S.A, que também é investidor em outras empresas que atuam com o ecoturismo, tal como a Parquetur, empresa especializada na gestão e operação de parques naturais, atuando em diversos estados do país. (Tribuna de Minas)