O Arco Metropolitano de Pernambuco é um projeto idealizado na década de 90, mas o corredor rodoviário metropolitano avaliado como alternativa ao grande volume de veículos pesados que circulam no contorno urbano da BR-101 na Região Metropolitana do Recife segue no papel.
Contudo, o cenário parece estar mudando, uma vez que o projeto poderá ser realizado por meio de parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco e o Governo Federal, conforme o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou durante a última visita ao Estado.
O projeto é dividido em lotes, o Lote 2, também chamado de trecho Sul, compreende 27 km conectando o Cabo de Santo Agostinho à BR-232 e, assim, à BR-408, na altura do município de Paudalho (PE).
O acordado entre o governo de Pernambuco e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é que o estado ficará responsável pelo projeto do Lote 2, já a União realizará a licitação do trecho entre a BR-232 e a BR-408.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar, “o governo de Pernambuco entregará o projeto executivo e o DNIT fará a licitação dessa segunda parte do Lote 2, enquanto nós faremos a primeira parte, a expectativa é finalizar o projeto executivo até o fim de outubro, liberando para a licitação” (JC)
Início RESUMO ANALÍTICO Licitação do primeiro trecho do Arco Metropolitano de Pernambuco será lançado em...