O Governo do Estado do Piauí, por meio da Companhia Ferroviária do Piauí (CFP), antiga CMTP, prepara uma licitação para obras de expansão da linha férrea na região sudeste de Teresina (PI). O novo trecho terá aproximadamente dois quilômetros, o que ampliará o funcionamento do transporte.
“A expansão foi autorizada pelo governador Rafael Fonteles (PT). Se der tudo certo, até o final do próximo ano estamos com ela se não concluída, próxima da inauguração. O investimento é de mais de R$ 9 milhões”, disse José Augusto, diretor da CFP.
Na última quarta-feira (21), a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou um requerimento solicitando um estudo de viabilidade para ampliar o funcionamento do metrô para outras regiões da capital.
Nesta ampliação, estima-se que mais de 134.119 mil usuários do transporte público serão beneficiados, número que representa 17,5% da população urbana, que terá transporte coletivo a baixo custo.
Com recursos em Caixa Econômica Federal, o Governo do Estado também tenta a aprovação do projeto de requalificação dos 16 quilômetros do metrô da capital do estado. Além de uma ampla reforma e modernização de estações, o objetivo do governo é realizar a duplicação da linha existente na capital. (Cidade Verde)