Governo de São Paulo debateu a concessão do Porto de Santos com o Governo Federal

188

Ontem (09), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participou de reunião com representantes do Governo Federal para apresentar e debater pontos de ajuste ao projeto de concessão do Porto de Santos à iniciativa privada.

Estiveram presentes à audiência o ministro-chefe da Casa Civil (Rui Costa), o secretário especial para o Programa de Parcerias e Investimentos da Pasta, (Marcus Cavalcanti) e o secretário especial de Articulação e Monitoramento do Ministério (Mauricio Muniz).

“Conseguimos ter um debate muito técnico e colocamos o ponto de vista do Governo de São Paulo sobre a importância dessa concessão para o desenvolvimento da Baixada Santista. Não tem nada mais transformador para a região do que esse projeto de concessão do Porto, porque nada vai mobilizar tanto recurso em tão pouco tempo”, reforçou Tarcísio de Freitas.

Durante o encontro, o Governo do Estado de São Paulo apresentou a modelagem de negócio para a possível concessão da infraestrutura e recebeu sugestões de melhorias e adequações ao projeto, que já foi analisada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Paralelamente às discussões sobre a concessão do Porto de Santos, o Governo de São Paulo qualificou a proposta de formação de uma parceria público-privada (PPP) para a construção de um túnel submarino que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, com investimentos que podem alcançar R$ 4,6 bilhões (Governo do Estado de São Paulo)