Concessão de rodovias impulsiona a economia e amplia a segurança viária

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Cerca de 65% de tudo o que é transportado no Brasil passa por rodovias, contudo, a realidade destas vias estão na contramão da sua importância.

Isto porque a situação das rodovias públicas brasileiras têm sido apontadas em cenário de depauperamento e carência de recursos para investimentos. Assim, a ampliação da participação privada na gestão de rodovias pode uma das soluções para este problema.

A Pesquisa CNT de Rodovias 2022, divulgada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), indica um contexto de queda da qualidade das rodovias brasileiras administradas pelo poder público, sendo que 75% das rodovias foram classificadas como “regular”, “ruim” ou “péssimo”.

Em contrapartida, os programas de concessões de rodovias tem sido classificada como uma alternativa para a infraestrutura do país, pois os trechos sob gestão da iniciativa privada analisados apontam situação bem diferente: cerca de 70% apresentam condições de qualidade “ótimo” ou “bom”, sendo que 22 das 25 melhores rodovias do país são concedidas.

Os números refletem o resultado dos investimentos realizados pelas concessionárias nos últimos anos. De 1998 até o momento, as empresas aportaram mais de R$ 235 bilhões em modernização e operação dos trechos que administram.

Com estes resultados, o programa de concessões de rodovias deve ser mantido, mas o apoio à iniciativa deve ser fomentado. Atualmente, há projetos com inovações regulatórias e tecnológicas de ponta, que visam garantir a sustentabilidade dos contratos ao longo dos anos, no entanto, é necessário que todos compreendam os benefícios gerados com a política de concessões, que também funciona como uma forma de aceleração para a economia. (Folha de São Paulo)