Governo Federal prepara projeto de concessão de ferrovias

85

O Governo Federal pretende conceder a parte da malha ferroviária, assim um projeto deverá ser elaborado até o final do primeiro semestre. O objetivo inicial é conceder a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico) e dois trechos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol).

Os estudos de viabilidade econômica do projeto deverão ser apresentados até o fim de abril pela Infra S.A., estatal subordinada à pasta que surgiu com a fusão da Valec com a Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

A Fico, que terá 383 quilômetros de extensão entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT), está sendo integralmente construída pela mineradora Vale como uma contrapartida à renovação contratual da Estrada de Ferro Vitória-Minas até 2057.

Já a Fiol é uma ferrovia que corta a Bahia e está dividida em três trechos diferentes. O trecho 1, entre Ilhéus e Caetité, está sob a gestão privada da mineradora Bamin, suas obras estão próximas do término. O trecho 2, entre Caetité e Barreiras, está em construção pela Infra S.A., onde cerca de 58% das obras foram executadas.

O ministro dos Transportes Renan Filho informou que o objetivo é avançar em pelo menos dez pontos percentuais em 2023. “Com 68% das obras executadas, temos condições de oferecer a Fiol e a Fico, juntas, para uma concessão à iniciativa privada”, declarou o ministro. (CNN Brasil)