O Governo do Estado de São Paulo pretende conceder todas as linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) dentro dos próximos dois anos. As informações foram atualizadas pelo secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Assim, as Linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade farão parte dos leilões que serão realizados até o fim de 2024. Já para o ano de 2025, está prevista a concessão da Linha 10-Turquesa junto com a construção da Linha 14-Ônix, que ligará Guarulhos até o ABC.
O governo também pretende acelerar o processo de concessão dos Trem Intercidades (TIC). O objetivo é que toda a rede sobre trilhos da CPTM seja leiloada até o final de 2025. Atualmente, o Grupo CCR, que controla as concessionárias responsáveis pelas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, manifestou interesse em participar de todos os leilões.
Em dezembro de 2022, a companhia revelou ter planos de expansão da empresa no setor metroferroviário. Assim, o Grupo CCR aparece o como principal interessado nas futuras concessões dos trechos, atualmente geridos pelo estado.
Em especial, a empresa pretende participar do leilão de concessão da Linha 7-Rubi e do TIC-Eixo norte ligando São Paulo até Campinas. Os valores atualizados para estes projetos estão estimados em R$ 12,5 bilhões. (Metrô CPTM)